Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Cidade do Ceará

Icapuí
A zona litorânea a leste do rio Jaguaribe era habitada pelos índios Potyguara, antes da chegada dos portugueses no século XVII. Esta antiga aldeia, tornou-se um centro urbano a partir da segunda metade do século XX, devido a diversos processos políticos, econômicos e demográficos.
A história de Icapuí é muito especial. Começa quando era apenas uma pequena vila, chamada Caiçara, que significa cerca de galhos, que protegia as tribos dos índios. Em 30 de dezembro de 1943, passou a se chamar Icapuí, corruptela da palavra “Igarapuí” que significa coisa ligeira. A palavra Icapuí, como é chamada hoje, tem o significado de Canoa Veloz.
           No começo Icapuí tinha poucos habitantes. Depois, com o passar dos tempos, a população aumentou e aconteceu a primeira tentativa de torná-la município, através de Orlando Rebouças e
Marcondes de Oliveira, em 1957, o que não foi possível. Vinte e sete anos após a primeira tentativa, a sua independência política aconteceu através de plebiscito, desmembra-se politica e administrativamente de Aracati, a partir de 22 de janeiro de 1984. As famílias de Icapuí são em média formadas por 6 pessoas, e em sua grande maioria, tem o pai pescador e a mãe artesã. São em geral religiosas, predominando o catolicismo e o protestantismo enquanto religiões. As moradias do município detêm uma arquitetura própria, onde as casas mais antigas apresentam em sua grande maioria alpendres e são construídas de taipa. Eram assim construídas no passado (com alpendres dos quatro lados) para abrigar os viajantes e retirantes que faziam o trajeto por dentro do município.

Gentílico - icapuiense

Localização
Localização de Icapuí

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.