Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cidade do Ceará

Arneiroz
Arneiroz recebeu este nome de uma antiga freguesia de Portugal, no Conselho de Lamego, distrito de Viseu, Províncias de Traz-os-Montes e Alto Douro.
Município localizado no antigo território dos índios Jucá, surgiu como núcleo urbano no século XVIII a partir de um aldeamento dos Jucá , realizado por um Jesuíta.
Arneiroz consta na História do Ceará, como sendo um dos mais antigos redutos dos Altos Sertões Provinciais. Suas tradições indígenas, guerras de extermínio, batalhas emancipacionistas e constantes lutas em busca de meios a própria sobrevivência dos seus moradores, atestam o quanto de esforço tem sido empreendido ao longo de sua caminhada histórica. Inicialmente e ainda no limiar do século XVIII lançam-se as primeiras raízes sociais, tendo como ponto de partida o realdeamento dos índios Jucás (1727). Dessa concentração íncola decorre escaramuças várias, envolvendo famílias em locais diversificados, dentre estas os respectivos clãs dos Feitosa e Monte.
Passou à categoria de município em 1957. A origem do topônimo Arneiroz, segundo Florival Serraine é o plural do diminuitivo medieval Arneiroz (corruptela de arenaríola), palavra fora de uso em Portugal. Segundo alguns léxicos a palavra Arneiroz é um vocábulo que significa "tereno arenoso" e estéril.

Gentílico - arneiroense

Localização
Localização de Arneiroz

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.