Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

domingo, 3 de junho de 2012

Cidade do Ceará

Jucás
Topônimo Jucás originou-se do nome de uma tribo tapuia dos jucás, indígena que primitivamente habitava, especialmente na bacia do rio dos Jucás, no sertão dos Inhamums, os quais lá ficaram aldeados. Radical do verbo tupi ajucá - matar - Jucá é também uma árvore leguminosa com que os índios preparavam seus tacapes ou paus de matar (segundo Pompeu sobrinho). Jucás é o terceiro topônimo da região. De início denominou-se São Mateus e, São Mateus dos Inhamuns e, finalmente, Jucás.
A história do devassamento das terras que atualmente compõem o Município ache-se envolta em lendas.
Segundo uns, São Mateus fora um santo aparecido no outeiro onde hoje assenta a Igreja Matriz e que, nada obstante várias tentativas para localizar o templo em local  diverso, voltava para o seu outeiro predileto; segundo outros, o primeiro português que lá chegou, e que se chamava Mateus, deu ao lugar onde residiu seu nome, erigindo uma pequena capela no local em que atualmente está a Igreja Matriz, nela colocando uma imagem de S. Mateus, que trazia consigo; ainda outros contam que houve em 1700, no local, um combate entre índios no dia de S. Mateus - e daí o nome do local.
  Segundo Raimundo Girão e Antônio Martins Filho, o primeiro aldeamento indígena formou-se em torno de uma pequena elevação do terreno à margem esquerda do rio Jaguaribe. Os primitivos habitantes eram uma tribo de índios pescadores, descendentes dos Quixelôs - "Esses índios foram submetidos à paz em 1719, ano em que se nomeou para administrá-los temporariamente o coronel Gregório Martins Chaves. Theberge  assegura que eles tiveram seu, aldeamento no sítio Telha, perto da bacia do Traçu, sendo a  povoação dirigida por um frade carmelita.

Gentílico - jucaense

Localização
Localização de Jucás

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.