Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Festejos da Região Sudeste

Festa para Iemanjá
I
Iemanjá é a mais prestigiada entidade feminina do Candomblé, Umbanda e Macumba. No Rio de Janeiro o culto à Iemanjá é realizado na noite de 31 de dezembro para o 1º de janeiro. Nesse dia, os devotos vão prestar sua homenagem. Quando a noite vem chegando, milhares de fiéis dirigem-se para a praia, e todos festejam a Rainha do Mar, protetora das viagens marítimas, dos pescadores e mãe de  todos os orixás.
Devotos levam oferendas ao mar durante a Festa de Iemanjá, na Praia Grande, litoral paulista Leia Mais
 As pessoas independente de religião costumam oferecer a ela flores e presentes na passagem de ano para agradecer o ano que passou e fazer pedidos para o ano que se aproxima.



Folia de Reis 

Festejo que ocorre no período do Natal, de 24 de dezembro a 6 de janeiro. Dia de Reis, peregrina por ruas à procura de acolhida ou em direção de algum presépio. Durante o cortejo de visita as casas, as famílias oferecem comidas e dinheiro aos integrantes do grupo para que possam levar as bençãos por todo o trajeto.
E dentro da tradição cristã marca o dia em que os três Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar levaram  presentes ao Menino Jesus que foi ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo (realeza, divindade e humanidade).
Apesar da Folia de Reis assumir muitas formas e nomes: Reisado, Terno de Reis, Tiração de Reis, no centro dessa tradição trazida pelos portugueses no século XVIII, há uma profunda religiosidade, expressa na música, pantomimas, roupas coloridas, e na visita aos lares.
Folia de Reis 4 500x337 Folia de Reis   Minas Gerais
A formação das folias se difere conforme o lugar, mas há sempre um mestre, responsável pela cantoria e pela coordenação do grupo. Seu auxiliar é o contramestre, que angaria os donativos e que os substitui em caso de necessidade. Algumas trazem a figura do embaixador, que pede licença nas casas, pronuncia as profecias e lembra as palavras escritas pelos profetas a respeito do nascimento de Cristo. Há os instrumentistas e cantores, que, algumas vezes, trazem os três reis magos.

2 comentários:

  1. Muito legal. O culto à Iemanjá acontece em diversas datas em todo Brasil. Em Fortaleza, por exemplo, acontece no dia 15 de agosto, na Praia do Futuro. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Jean! Além de serem tradição, os cultos à Iemanjá nas praias do Rio de Janeiro passaram a ser Patrimônio Cultural da Cidade.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.