Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Brasil

Parques Nacionais da região Nordeste 
Entre os parques do Nordeste, dois são marinhos: Abrolhos - refúgio de baleias jubarte - e Fernando de Noronha, morada de tartarugas e golfinhos. Ambos abrigam centenas de espécies de peixes tropicais, além de servir de santuário para dezenas de espécies de aves marinhas.
Outros parques da região Nordeste exibem paisagens diversificadas, como as das imagens a seguir.


 
Areias de quartzo muito finas e leves, resultado da ação combinada dos ventos, formam as dunas características do PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES.


O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, no Piauí, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, guarda vestígios arqueológicos do que seria a mais remota ocupação humana da América do Sul, há cerca de 50 mil anos. As pinturas, gravadas em paredões de rocha, representam aspectos do dia-a-dia, ritos e cerimônias dos antigos habitantes da região, além de figuras de animais, alguns já extintos.


O PARQUE NACIONAL MARINHO DE ABROLHOS, localizado no litoral sul da Bahia, tem esse nome porque, como diz a tradição, ao navegar pela costa no século XVI, os portugueses depararam com formações de corais, o que fez com que recomendassem aos novos viajantes que ficassem bem atentos: "Abram os olhos quando passarem por lá". Peixes, tartarugas e aves habitam a região, mas um dos principais habitantes do parque é a baleia jubarte, que, no segundo semestre do ano, migra da Antártida em busca de águas mais quentes e seguras para acasalar e progredir.


Parque Nacional de Ubajara - Serra da Ibiapaba
O PARQUE NACIONAL DE UBAJARA, é o menor parque nacional brasileiro. Localizado na Serra da Ibiapaba, no Ceará, pertencendo ao município de Ubajara, conserva porções de mata Atlântica nas regiões de maior altitude.

Em 1998 surgiu a Associação Caatinga, uma organização não-governamental que procura atuar na preservação de plantas, animais e comunidades naturais da caatinga - bioma típico do Nordeste brasileiro.
A Associação criou uma reserva natural, denominada Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra das Almas, situada no município de Crateús (CE) e reconhecida pelo Ibama em 2000. Está trabalhando na construção de uma rede de parceiros envolvendo universidades, órgãos técnicos e de financiamento, proprietários rurais e empresários, ONGs e a imprensa.
Um de seus projetos é o "Plantas do futuro", que desenvolve ações para identificar espécies da flora nativa da região Nordeste com potencial econômico que possa beneficiar as comunidades rurais e os agricultores familiares.
Saiba mais:
http://www.acaatinga.org.br/

3 comentários:

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.