Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cidades antigas do litoral cearense

Vários povoados formados em diferentes pontos do litoral cearense deram origem a vilas coloniais, que mais tarde se transformaram em cidades. No litoral estão algumas das mais antigas cidades do Ceará.

Situada no litoral leste, a 21 km de Fortaleza, a cidade de Aquiraz guarda tradições do colonizador europeu, além de sinais marcantes da presença indígena e da cultura africana. Elevada à condição de vila administrativa da capitania do Siará-Grande até 1726.


Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Aracati, construção do século XVIII tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O município de Aracati fica no litoral leste, a 160 km de Fortaleza.


Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Almofala, município de Itarema, a 230 km de Fortaleza. 
Almofala é uma importante comunidade pesqueira do litoral oeste, que abriga a única base do Projeto Tamar no Ceará, instalada em 1992 para proteger as tartarugas marinhas capturadas acidentalmente em redes para lagostas e peixes. A população do município é formada principalmente por descendentes dos índios Tremembé, que vivem da pesca artesanal.


Biblioteca Pública Professora Didó Facó, em Beberibe, cidade que fica a 93 km de Fortaleza, no litoral leste. 
A cidade teve origem de uma sesmaria doada pelos portugueses a colonos que ali instalaram engenhos de açúcar, além de se dedicar à agricultura e à pecuária.

2 comentários:

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.