Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sábado, 12 de maio de 2012

Cidade do Ceará


Barro
Os primeiros povoadores da região foram o Capitão Nicolau da Silva de Jesus e sua mulher D. Amélia Ferreira da Silva, assim como o coronel Joaquim Jorge Papinha, que com seus descendentes deram a origem à povoação, onde hoje se encontra o município.
Em 1786, foi concedida a sesmaria nas margens do riacho Cumbe que desmembrada em vários trapos passaram a construir as glebas de fazendas e sítios: Timbaúba, Gangorra, Xique-Xique, Manda Saia Catolé. Na confluência do Cumbe e do Barro formou-se uma povoação que resultaram na sede do município.
Sua história, repleta de acontecimentos inusitados, preencheria volumes, havendo como destaque o seu protecionismo ao cangaço, tendo figurado, juntamente com o Senhor Pereira, no rol dos agraciados de Lampião. Graças, portanto, a antecedentes tão ricos em acontecimentos, nasceu e cresceu o povoado, conservando em suas tradições o primitivo nome.
A elevação do povoado á categoria de vila ocorreu em 1937. Os foros da cidade, se bem nascidos de interesses políticos datam de 22 de novembro de 1951, com instalação a 25 de março de 1955.
A cidade fica localizada no encontro das águas do riachos Cume e Barro, este último para homenagear o Coronel José Inácio de Barro.

Gentílico - barrense

Localização
Localização de Barro

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.