Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Cidade do Ceará

Quixadá
Há controvérsia em torno do significado do topônimo Quixadá Eusébio de Sousa, em sua Memória sobre o Município de Quixadá, aponta nada menos de seis versões: "vocábulo de origem guarani, que significa pedra de ponta curvada (Pompeu Sobrinho); corruptela da expressão "queixada", porco do mato que abundou na região; quintal  de rochas, “Oh! Eu sou o Senhor (Martius, apud Paulinho Nogueira); terra de queixa; e problematicamente "rio " ou "riacho" (Teodoro Sampaio).
Toda a zona ribeirinha do rio Sitia - o Gueiru dos indígenas - era habitada pelos índios tapuias canindés, que aos poucos, foram abandonando a região, a medida que seus domínios eram conquistados pelos brancos. Os primeiros civilizados que devassaram aquelas terras fizeram-no pelo Baixo-Jaguaribe - primeiro, o afluente Banabuiú e em seguida o Sitiá - , objetivando a conquista de novas áreas  para a criação de gado. Datam de 1698 as primeiras concessões de terras feitas naquelas plagas. No entanto, sua ocupação efetiva só teve início em 1705, quando Manoel Gomes de Oliveira, André Moreira de Barros e outros, nelas conseguiram penetrar, vencida a hostilidade indígena.
Em 1747, José de Barros Ferreira adquiriu o Sitio Quixadá, instalando uma fazenda de gado, ali se formou um pequeno núcleo de população. Dia a dia, o lugarejo foi prosperando, impondo-se a ereção de uma capelinha. Construída em 1770, a Capela teve como padroeiros Jesus-Maria José. De 1886 para cá, a pequena Capela se foi transformando aos poucos na Igreja Matriz atual. Entre os anos de 1860 e 1863 foram criadas as primeiras escolas públicas.
Em 27 de outubro de 1870, Quixadá foi desmembrado de Quixeramobim, tornou-se município, sendo o fazendeiro Laurentino Belmonte de Queiroz o primeiro prefeito no período de 1871 a 1873.

Gentílico - quixadaense

Localização
Localização de Quixadá

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.