Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sábado, 23 de julho de 2011

Taj Mahal

Uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno
O Taj Mahal, o mais grandioso de todos os mausoléus, foi construído pelo imperador mogol Shah Jahan em memória de sua esposa Arjumand Banu, conhecida como Mumtaz-i-Mahal. Nada se economizou nessa construção funerária que teve início em 1631 e se completou em 1654, exigindo o esforço interrupto de uma legião de artistas e de trabalhadores.


 O  complexo  impressionante do Taj Mahal situa-se na margem ocidental do rio Yamuna, a pouca distância do forte de Agra, na Índia. Uma de suas principais características, que o diferencia de outros mausoléus do período mogol, é sua localização: o edifício principal ocupa o fundo, e não o centro, de uma grande área retangular cercada por muralhas - a parte traseira do mausoléu dá diretamente para o rio. Uma vista  do grandioso conjunto. Nas laterais do grande edifício, levantaram-se dois pavilhões idênticos para completar o complexo arquitetônico.


A mesquita  com decoração caligráfica na fachada, e seu "reflexo".


Nestes pavilhões, o nármore branco foi usado em menor escala, completando o material predominante: o grés vermelho.


A vista clássica do Taj Mahal, com o grande tanque retangular em frente à entrada principal.


             O principal aposento do mausoléu é, evidentemente, a câmara funerária, onde estão os cenotáfios dos dois esposos - ali também a decoração é exuberante.


                   A beleza e a perfeita simetria da fachada principal resume a singularidade arquitetônica do mausoléu. Um grande átrio - o livã -, determinado pelo vão de um arco pontiagudo muito alto, avança a partir da face externa da construção. A decoração da fachada caracteriza-se pelas delicadas incrustações de mármore negro (na caligrafia), pedras e metais preciosos.



2 comentários:

  1. E aí meninas!!! Como estão estes últimos dias de férias??

    Muito legal este post! Mais interessante ainda é apreciar esta enorme prova de amor do esposo e imperador à sua mulher falecida! O Taj Mahal é, com certeza, uma das maiores obras arquitetônicas em beleza e grandiosidade!!!

    Não sei, fica a dica: talvez vocês pudessem postar sobre as 7 maravilhas do mundo. Uma em cada tempo. O que acham?? No mais...

    Forte abraço às duas!

    Atc,
    Francisco Holanda

    ResponderExcluir
  2. Nossas férias estão ótimas, obrigada ! Mas segunda começa tudo de novo... :)

    Ótima ideia! Aguarde o que vem por aí...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.