Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cidade do Ceará


Potiretama
O município de Potiretama está situado na serra do Pereiro. Seus limites vão de Iracema até o vizinho estado do Rio Grande do Norte. Suas origens estão ligadas ao povoamento do município de Iracema.
 A atual cidade, não passava de uma mata povoada por indígenas de origem desconhecida. Em 1918 apareceu o primeiro habitante, conhecido por Sebastião Feitosa, proprietário de uma simples casa de chão de barro; pouco mais apareceu André Campelo, onde o mesmo deu início a criação de gado bovino. E em toda área foram se erguendo casas de fazenda tendo-se em vista que a zona era propícia a criação de gado. A lavoura, principalmente o feijão, teve desde muitos anos grandes cultivos.
 Chamava-se então de Vila de Nazaré. Com  o correr dos anos, o pequeno lugarejo foi progredindo, surgindo o marco natural da conquista, no povoamento dos sertões.
Em 1922 foi construído uma capela em virtude da esposa de Sebastião Feitosa ter feito uma promessa, e esta recebeu o nome de Nossa Senhora do Perpétuo, onde cujas novenas ocorria nos primeiros dias do mês de setembro.
Passado alguns anos, o distrito de Potiretama foi alcançada à posição de município em 17 de dezembro de 1962, porém foi extinto antes mesmo de ser instalado. Somente  em 15 de maio de 1987 é que Potiretama foi, em definitivo, guinado a município.
A palavra Potiretama tem origem tupi e significa "lugar dos camarões". Outra versão interpreta o vocábulo como "região das flores".

Gentílico - potiretamense

Localização
Localização de Potiretama

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Um comentário:

  1. VOU CONHECER POTIRETAMA , FIQUEI CURIOSA COM A BELEZA DAS IMAGENS E IGREJAS.
    A TERRA DOS CAMARÕES

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.