Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

domingo, 10 de abril de 2011

Teatros em Fortaleza


Teatro José de Alencar
Localizado na Praça José de Alencar. Rua Liberato Barroso, 523 - Centro. Inaugurado oficialmente no dia 17 de junho em 1910. Desempenha importantes papéis na vida cultural cearense.
Fonte: http://www.secult.ce.gov.br


Teatro da Praia
Localizado na Rua José Avelino, 662 - Praia de Iracema. Ponto de encontro dos artistas, experimentos e muita arte. Em 2011 comemora seus 15 anos.
Fonte:http://teatrodapraia.blogspot.com/


Teatro Celina Queiroz
Inaugurado em 06 de julho de 2003, sedia o Projeto Teatro Celina Queiroz Grandes Espetáculos, com objetivo de inserir Fortaleza no circuito brasileiro das principais produções nacionais. Localizado na Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz. 
Fonte:http://www.unifor.br


Teatro Arena Aldeota
teatro arena aldeota
 Anexo ao colégio Christus, na aldeota  na sede Barão de Studart, localizado na  Rua João Carvalho, 630. Inaugurado em 1988. De estilo italiano, o Teatro Arena Aldeota se destaca por seu formato único.
Fonte:http://www.christus.com.br


Teatro Via Sul Shopping 
Teatro do Via Sul Shopping - Melhores estabelecimentos da cidade no Barato Fortaleza
Localizado no Shoppin Via Sul na Av. Washginston Soares, 4335 3º Piso - Seis Bocas. É compatível com qualquer tipo de espetáculo - desde gravações de show acústicos a execução de óperas. É considerado o primeiro projeto cultural de porte voltado para área cultural e artística do Nordeste.
 Fonte: http://www.teatroviasul.com.br/


Teatro Boca Rica
Localizado na Rua Dragão do Mar, 260 - Praia de Iracema/Centro. Inaugurado em 1988. Moderno, amplo, com palco em dois planos, uma homenagem ao Pedro dos Santos de Oliveira. Artesão, mestre de reisado, falecido em 1881 que tinha todos os dentes superiores de ouro, o epíteto que lhe fizera conhecido, Boca Rica. 
Fonte:http://diariodonordeste.globo.com


Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno
 
Localizado na Av. da Universidade, 2210 ao lado do conservatório de música - Benfica. Inaugurado em 26 de julho de 1964. São encenados os espetáculos de conclusão de curso dos alunos do Curso Básico de Teatro e realizadas apresentações de grupos amadores da cidade.
Fonte: http://www.ufc.br


Teatro São José
Localizado na Praça Cristo Redentor, no centro. Inaugurado em 1915, possui seu próprio grupo teatral. Lá encontra-se o Museu do Maracatu.
 O teatro é um bem histórico, tendo sido tombado pelo município em 1988.

NOTA - Foi publicado no Diário Oficial do Município em 25 de março de 2010, o decreto que trata da desapropriação do Teatro. A Prefeitura pretende implantar ali as instalações do futuro Teatro Municipal de Fortaleza. Como o prédio é tombado, projeto básico de revitalização do local feito em 2006 e prevê, entre outras ações, o restauro do imóvel e espaço destinado especificamente para formação em artes cênicas.
Fonte:http://diariodonordeste.globo.com


 Teatro SESC Emiliano Queiroz
SESC - Serviço Social do Comércio. Localizado na Av. Duque de Caxias, 1701 - Centro. Apropria a espetáculos de teatro, dança e música, suporte cerimonial para palestras e encontros, além de projetos de vídeos.
Fonte: http://www.sesc-ce.com.br/


Teatro Carlos Câmara
O equipamento foi completamente reformulado e agora tem acesso direto para a rua Senador Pompeu. Antes, a entrada era pela rua Dr. João Moreira, entre as lojas do Centro de Turismo.
Localizado na Rua Dr. João Moreira, 471 - Centro.
Fonte:http://www.nordesturismo.com.br

Teatro Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Localizado  na Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema. Inaugurado em 1998. É o principal espaço  do equipamento para as artes cênicas, além de estimular a produção local, o teatro também recebe produções nacionais e internacionais.
Fonte:http://www.dragaodomar.org.br

Teatro Nadir Papi Saboia
 Localizado na Rua 8 de Setembro, 1331 – Aldeota – Anexo ao Colégio Farias Brito
http://www.fariasbrito.com.br/


 Teatro de Bolso da Fundação Cultural
Propriedade Municipal. Localizado na Rua Pereira Filgueiras, 4 - Centro, Fortaleza - CE
Fonte: http://www.ctac.gov.br


Teatro Chico Anysio
Localizado na Av. da Universidade, 2175 - Benfica.
Site: http://www.ufc.br


Teatro Sesc-Senac Iracema
Localizado na Rua Boris, 90c - Praia de Iracema.
 Site: http://www.sesc-ce.com.br


Teatro Marista Cearense


É palco para vários espetáculos de artes cênicas de Fortaleza, bem como para pautas específicas da Católica do Ceará, como peças teatrais, palestras, encontros educacionais e formaturas. Localizado na Av. Visconde do Rio Branco com Rua Clarindo de Queirós - Centro.
 Site: http://www.catolicaceara.edu.br/


Teatro do Humor Cearense
No TCH, como muitos costumam soletrar., o talento esta vinculado ao estereótipo moleque de ser, fazendo desde, a única casa temática e projetada para shows de humor no Brasil.
Localizado na Rua Osvaldo Cruz, 01 loja 9 - Ed. Beira Mar Trade Center. No mesmo edifício do MC Donald's - Prox. a Feirinha da Beira Mar - Meireles.
Site: http://www.teatrodohumorcearense.com.br/


Teatro do IBEU- Ce 
Localizado na Rua Nogueira Acioly, 891, Aldeota.


Centro Cultural Banco do Nordeste

Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste, deixou de existir após a mudança de endereço do centro cultural. Nova sede do Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza
Endereço: Rua Conde D´eu, nº 560 – Centro.


Café Teatro das Marias
O Teatro das Marias é uma das poucas casas que sobrevive ao entorno do Centro Dragão do Mar.
R Senador Almino 233 A - Praia Iracema 
Site: http://www.teatrodasmarias.com/


Teatro Antonieta Noronha
Localizado na Rua Pereira Filgueiras, 4 - Centro 
O Teatro Antonieta Noronha é um equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, administrado pela Secretaria de Cultura. 
Criado em 26 de maio de 2004, o teatro estreou com a peça Um minuto de silêncio, interpretada pela atriz que dá nome ao lugar: Antonieta Noronha.
Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br/


CAIXA Cultural
A CAIXA Cultural Fortaleza é composta por um cine-teatro com 190 lugares, três amplas galerias de arte, sala de ensaios, salas para oficinas de arte-educação, foyer, café cultural e livraria, além de um agradável jardim e espaços para convivência e realização de eventos.
Instalada no prédio da antiga Alfândega, construção histórica tombada pelo IPHAN que reúne características únicas de preservação.  Lá, também já funcionou a Receita Federal e uma agência da CAIXA.
Localizada  na Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema, em frente ao Centro Cultural Dragão do Mar
Fonte: http://www.caixacultural.com.br


Teatro Morro do Ouro
Localizado na Rua 24 de maio, 600 - Centro. (anexo ao Teatro José de Alencar)


Teatro Purillo  Barroso
Localizado na Rua Israel Bezerra, 630 – Dionísio Torres. (Anexo ao Colégio Chistus), com capacidade para mais de 450 pessoas, de estilo italiano, cujo nome homenageia o grande compositor cearense Paurillo Barroso. Assim, sempre que necessário, alunos, coordenadores e professores têm, à sua disposição, espaços propícios para a execução de seus projetos e eventos.


Nota: O Teatro da Praia. em setembro de 2013, fechou as portas.

Atualizado em 26 de março de 2014

5 comentários:

  1. obrigadão pelas dicas , agradeço demais pela iniciativa ....

    ResponderExcluir
  2. Poderia me informar um teatro com capacidade de 350 a 500 lugares no máximo. Com boa localização para a realização de um festival de corais? De preferência com hotéis próximos. ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teatro José de Alencar e Teatro Dragão do Mar, teatro do Shoping Rio Mar e Teatro do Shoping Via Sul. Osquatro são excelentes. O Shoping Rio Mar é recente,não está nesta lista. É localizado na área nobre da cidade e tem grandes apresentações. O shoping Via Sul também fica em área nobre da cidade, recebe grandes eventos. O do José de Alencar fica no centro da cidade,é um pouco perigoso à noite nas redondezas, mas muito bem localizado. Para quem vai de carro não é problema, tem seguranças em torno. O Teatro Dragão do Mar é bem próximo de hoteis, mas desconheço sua capacidade. Sugiro entrar em contato com a direção desses espaços.

      Excluir
    2. Super recomendo os Teatros do Shoping Rio Mar e Shoping Via Sul, pela localização e pela infraestrutura.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.