Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A gastronomia da região Norte

A culinária do norte do Brasil possui forte influência indígena, pois há muitos pratos com peixes e carnes de caça. São produtos também muito consumidos: o milho, a mandioca, a farinha d'água, a farinha seca, o guaraná em pó, o açaí, o cupuaçu, as castanhas e etc. 

Pato ao tucupi
É um prato brasileiro típico da culinária paraense. É elaborado com tucupi, um líquido amarelo retirado da mandioca brava, e com jambu, verdura típica do Estado, que possui propriedade anestésica, causado uma leve sensação de tremor na língua. O tucupi e o jambu também estão presentes em outra iguaria paraense à base de camarão chamada tacacá. Pode ser acompanhado por arroz branco ou farinha-d'água de mandioca.

Tacacá
A origem do tacacá remete-se aos indígenas paraenses e, segundo Câmara Cascudo, deriva de um tipo de sopa indígena denominada mani poi. É preparado com um caldo fino de cor amarelada chamado tucupi, sobre o qual se coloca goma, camarão e jambu. Serve-se muito quente, temperado com sal e pimenta, em cuias. 

Maniçoba
foto de Jean Barbosa
Também conhecida como feijoada paraense, a maniçoba é de origem indígena. O seu preparo é feito com as folhas da maniva/mandioca (Manihot utillíssima) moídas e cozidas por aproximadamente uma semana ( para que se retire da planta o ácido cianídrico, que é venenoso), acrescida de carne de porco, de carne bovina e de outros ingredientes defumados e salgados. A maniçoba é servida acompanhada de arroz, de farinha de mandioca e de pimenta. A maniçoba também constitui prato típico do Recôncavo baiano, sobretudo dos municípios de Cachoeira e Feira de Santana, onde também é servida durante eventos comemorativos.

Açaí
Muito comum em parte da região Norte, o açaí tem uma forma tradicional para se torná-lo: gelado, com farinha de mandioca ou tapioca. Há também os que preferem fazer um pirão com farinha e comer com peixe assado ou camarão. Outros preferem o suco do açaí apenas com açúcar. É importante saber que ele tem as sementes limpas, que são muito utilizadas para o artesanato. Quando descartadas, servem como adubo orgânico para plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.