Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 10 de abril de 2012

As danças da região Sul


As danças gaúchas são as mais coreográficas danças brasileiras e são marcadas pela influência das culturas espanhola, portuguesa e francesa. As danças gaúchas estão impregnadas do verdadeiro sabor campesino do Rio Grande do Sul; são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Às vezes, também, a dança gaúcha é caracterizada por movimentos e sapateado fortes. Em seus volteios, exige grande esforço dos dançarinos, chegando, em alguns casos, se apresentar-se como um desafio de perícia, agilidade e audácia.
Hoje os ritmos mais tocados são os aparentados da valsa (rancheira, xote, vaneira e bugiu) - e os pares dançam juntos. Os grupos de dança folclórica também executam bailados típicos como a Tirana, Balaio, Pezinho e o Pau de Fitas. Nesta manifestação, fitas coloridas vão sendo trançadas em um poste pelos pares. A chula - um desafio masculino de sapateado - e a dança dos facões que simula uma luta, são igualmente populares.
Chula


Vaneira


Xote de duas damas


Danças dos Facões

Chimarrita


Tirana


Pau de Fitas


Bugiu

As diversas danças gaúchas - que muitos acreditam ser a forma de expressão mais legitíma do Rio Grande do Sul - estão  incrustadas na cultura do Estado. Nas apresentações de danças que acontecem tanto em palcos de churrascarias tradicionais quanto em festas interioranas, nota-se algumas das características mas marcantes do gaúcho: o respeito à mulher e a masculinidade do homem do pampa.

74 comentários:

  1. muito obrigado,tudo o que eu precisava

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado, meu trabalho vai fica otimo com essas fostos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu tambem ..obrigado


      oooooooooooooooobbbbbrrrrrriiiiiiiiiiiigggggggaaaaaaaa
      dddddddddo



      ai gente eu amo esse trabalho






      Excluir
    2. parabens,garanto que voce vai tirar deeeeeeeeeeeeeeZ

      Excluir
  3. Nossa...
    Amei era tudo q eu precisava para o meu trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. era tudo oque eu presisava para o meu trabalho mas que pena que não tenho impresora para imprimir esas fotos maravilhosa

      Excluir
    2. voceis são bunitas

      Excluir
    3. é o gato de voceis

      Excluir
    4. meu nome é bianca eu sempre entrei aqui para fazer meus trabalhos mas sempre fique com vergonha de comentar alguma coisa

      Excluir
    5. voceis não tem vergonha

      Excluir
    6. é legal ai em fortalesa

      Excluir
    7. quantos anos voce e sua irmã tem

      Excluir
    8. voce e sua irmã estuda

      Excluir
    9. Olá Bianca! Eu sou Érika, tenho 18 anos e Bárbara tem 14 anos. Sou universitária, curso o 2º semestre de Química Bacharelado e Bárbara está cursando o 1º ano do Ensino Médio.
      Sim, o gatinho é nosso. Gostamos muito de nossa cidade, ela é muito bonita.
      Sinta-se à vontade para comentar, será sempre bem-vinda ao blog.
      Abraços!!!

      Excluir
    10. outro pra voce e pra sua irmã

      Excluir
  4. que horas voceis entra para ver os comentarios do blog

    ResponderExcluir
  5. que horas voceis entra no blog para ver os comentarios

    ResponderExcluir
  6. nossa toda vez que eu entro voceis não ta

    ResponderExcluir
  7. super dmais oh amei
    by: amanda jenhy luuh

    ResponderExcluir
  8. eu tava atrais diso pq eu tenho um trabalho ate amanha

    ResponderExcluir
  9. td o que eu precisava para o trabalho de fisica valew

    ResponderExcluir
  10. Obrigado ! Meu trabalho vai ficar bom

    ResponderExcluir
  11. é nóis juca, muito lindo

    ResponderExcluir
  12. Opa, adorei a postagem falando da dança no meu Rio Grande do Sul... as tradições daqui são lindas mesmo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Nanda! E a dança Chimarrita é uma delas.
      Beijos.

      Excluir
    2. vcs podem passar o seu fac ?

      Excluir
  13. obrigado tmb foi tudo q eu precisava

    ResponderExcluir
  14. Meu filho tem 5 anos e o outro 7 anos e essas fotos e essas informações nos ajudaram nos trabalhos escolares sobre as danças da região sul,muito obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Olá Linda seu blog me ajudou muito no trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  16. Essas informacoes me ajudou mto no meu trabalho de Ed.Fisica... BejinhoO

    ResponderExcluir
  17. Nossa do jeito que eu pensei para o meu trabalho

    ResponderExcluir
  18. aodorei esse site e demais ficou mais facil para minha aula de informatica

    ResponderExcluir
  19. otimooooo meu trabalho vai ficar um show :)

    ResponderExcluir
  20. PARABÉNS PELO SITE ,FICOU MUITO BEM ORGANIZADO !!
    O JUCA É LINDO ...PARABÉNS DE NOVO PELO SEU CARINHO COM O ANIMALZINHO !!!
    BEIJO NO CORAÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea!
      Obrigada pela visita e por gostar de nosso blog.
      O Juca fica todo dengoso quando falam que ele é lindo. Rsrsrsrs!
      Abraços.

      Excluir
  21. Olá meninas . Adorei essa matéria e muito obrigado viu ? Me ajudou muito , pois estava precisando para uma pesquisa da escola . Obrigado mesmo , e muito sucesso para vocês !

    ResponderExcluir
  22. ADOREI ESSA MATERIA MUITO LEGAL E TAMBEM ME AJUDOU MUITO NO TRABALHO DA ESCOLA SOBRE ESSA REGIAO :)

    ResponderExcluir
  23. SIMLISMIENTE NÃO GOSTEI DE NEM UMA DESSAS DANÇAS OK.

    ResponderExcluir
  24. QUEM ENVENTOU ESSAS DANÇAS NÃO SEI NO QUE ESTAVA PENSANDO POIS SÃO BONITAS MAIS TINHA QUE TER MUITO MAIS COISAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi sou nova aqui prazer conheser voces

      Excluir
    2. gosto de fazer novos amigos e pra mim eu sou legau e eu tambem acho que vcs vao me acha muito legauuuu...

      Excluir
  25. eu tambem sou nova e pelo visto vou gosta muito de voces meu nome e ana keite moro em cruzeiro do sul.

    ResponderExcluir
  26. me ajudou muuuuito no meu trabalho das regioes do brasil :-)

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigado! Tudo que eu precisava tem aqui ����

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.