quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O artesanato da região Norte

Share it Please
No Brasil temos bons exemplos da cerâmica praticada pelos indígenas e, entre as várias culturas indígenas no Brasil, há uma que se destaca: a cultura marajoara. Localizada entre o Oceano Atlântico e os rios Pará e Amazonas, a ilha de Marajó tem sido fonte de vestígios arqueológicos que demonstram que seus primeiros habitantes chegaram lá por volta de 300 a.C. Várias tentativas de colonização se sucederam na região, e cada uma delas deixou marcada a sua passagem por meio dos objetos encontrados, dos vestígios de técnicas de plantio, dos tipos de organizações sociais e das cerâmicas que, a principio, eram inexpressivas. 
 Estudos arqueológicos mais recentes identificam cinco ocupações distintas que se sucederam na ilha. A Marajoara é relativamente recente, tendo sido precedida por outras três, mais simples.
 O que  se destacou na ilha de Marajó foi um tipo de cerâmica bem mais elaborada, talvez das últimas tentativas colonizadoras, que sobressai de forma marcante a todos os outros tipos encontrados no Brasil e que ficou conhecido como a cerâmica de Marajoara.

18 comentários:

  1. Muito Legal. Isso foi um resumo do meu trabalho sobre os artesanatos, culturas e religiões.

    ResponderExcluir
  2. adorei ,muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. criativo só falta colocar mais imagens...

    ResponderExcluir
  4. muito interes






    ante legal de maisssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. bom demais moro na regiao norte e sei o quanto o artesanato e importante

    ResponderExcluir
  6. bom! cnsequi fazer meu trabalho *______________________________________________________________________________________________*

    ResponderExcluir
  7. ÓTIMO ADOREI O SITE E OBRIGADO ELE ME AJUDOU MUITO A FAZER UM TRABALHO IMPORTANTÍCIMO DE GEOGRAFIA BJS E O SITE É ÓTIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. ESSE ERA TUDO QUE QUERIA SABER PARA OMEU TRABALHO

    ResponderExcluir