sábado, 15 de abril de 2017

Mais sobre Leonardo Da Vinci


Este famoso pintor do século XV foi uma das figuras principais do Renascimento. Como atuou e revolucionou diversas áreas da ciência e da arte, é um excelente exemplo de vocação. Assim, como o primeiro artista neste mês da vocação, falaremos sobre Leonardo Da Vinci.

Leonardo Da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452 e foi um dos maiores pintores da história, sendo suas obras mais famosas: Mona Lisa (1503), A Última Ceia (1498), O Homem Vitruviano (1490) e entre outras. Sempre foi um curioso artista. Com seus 14 anos já entrou em uma academia de pintura, do mestre Verrocchio, e em 1472 começa seus estudos sobre a anatomia humana. Leonardo esquematiza vários inventos acima de seu tempo, que foram "inventados" apenas na década de 1960. Este gênio morre em 2 de maio de 1519, com 67 anos.

Além de pintor, Da Vinci atuou em áreas como desenho, escultura, arquitetura, astronomia, engenharia de guerra e engenharia hidráulica. Passava horas observando a natureza, tentando interpretá-la em seus inventos, sua maior vocação. O chamado de sua própria alma superava mesmo seus graves problemas de saúde, e a pouca retribuição monetária. Por vezes, nem mesmo terminava as obras, por já tê-las vislumbrado em sua mente, sentindo-se pleno e satisfeito. Por tudo isso, amava inovar, criar em qualquer área. Foi um verdadeiro gênio revolucionário.



2 comentários:

  1. Que artigo Érika!
    Muito bom ler sobre este artista genial aqui no seu cantinho
    Uma feliz páscoa para você e sua família
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Érika!
    Um verdadeiro gênio, sem dúvida! Morreu na França e descansa em um túmulo maravilhoso!
    No youtube, há um filme da vida dele, em dois capítulos. Imperdível!

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário!