Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

As irmãs Gêmeas

Havia duas irmãs gêmeas: uma chamava-se Ética e a outra, Moral.
Desde criança, as duas viviam juntas e, de tão parecidas, alguns diziam ser a mesma pessoa.
Na hora de fazer os trabalhos, a Ética sempre tinha as melhores idéias e a Moral as colocava em prática, sempre acrescentando alguns de seus ingredientes secretos: uma dose extra do tempero da vontade e do recheio do amor.
Com o tempo, as duas começaram a brigar, e hoje, já não andam mais juntas.
Unidas, as irmãs completam-se e conseguem coisas maravilhosas!
Mas separadas, ficam perdidas e nada fazem. Como a Ética pode colocar em prática suas idéias sem sua irmã Moral para ajudá-la? E quem melhor para guiar a Moral, mostrando o melhor caminho a seguir, do que a Ética?
A Ética e a Moral nunca morrem, pois elas são filhas do Pai Eternidade e da Mãe Sabedoria. São divinas!
Elas estão e sempre vão estar aqui na terra em busca de um abrigo no coração de cada ser humano. E quando todos as aceitarem com o coração aberto e puro, elas finalmente se reencontrarão.



Conto do livro infantil, Histórias para Despertar de Isabella Arruda, instrutora do Programa de Educação Infantil Merlin, promovido pela Nova Acrópole.


Alguém aí pode me dizer, sem pensar muito nem titubear: qual a diferença entre moral e ética?

7 comentários:

  1. Eu não. Antigamente se dizia que era a mesma coisa.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  2. Olá Érika
    Ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.
    O texto é magnífico amiga. Tomara estas almas gêmeas não demorem para se encontrar porque a sociedade está carente destes valores
    Beijos e uma boa semana

    ResponderExcluir
  3. OI ÉRIKA!
    PARA MIM, NADA TEM DE DIFERENTES, POIS SE AS TIVERMOS NO CORAÇÃO, ELAS SE ASSEMELHAM E SE COMPLETAM. ACHO QUE AS DIFERENÇAS SÓ ESTÃO NA GRAFIA DAS MESMAS.
    LINDO TEXTO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Erika! Estudei "Educação Moral, Social e Cívica"... Completavam-se, harmonicamente... Isso lá pelos idos de 60... Hoje, divorciaram-se segundo a interpretação individual para favorecimentos, chantagens, propinas e outras em benefício próprio! Ai está o resultado social que vivemos hoje.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Amiga Érika, ótima escolha do texto, também, como disse a nossa amiga Célia, estudei educação moral e cívica, acho que sem essas duas não se pode viver leve e livre de culpas, moral e ética, as duas são essenciais e não há diferença entre elas em meu modo de entender a boa conduta do ser civilizado e de caráter honrado!
    Abraços bem apertados!

    ResponderExcluir
  6. A moral será o conjunto de regras aplicadas ao comportamento humano na sociedade...
    A ética será o estudo dos valores morais...
    Sua similaridade... causa mesmo confusão de identidade...
    Adorei o post! Nunca tinha lido nenhuma história infantil, sobre este tema... cada vez mais arredado de todos, nos dias que correm... infelizmente!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Excelente conto, Érika, tomara que as duas se reconciliem!!!
    Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano. É uma reflexão sobre a moral.
    No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
    É uma pena que os valores morais e éticos estão se diluindo em nossa sociedade.
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.