Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

4 bons motivos para jogar xadrez (você vai se surpreender com o quarto motivo)

O xadrez é um jogo de estratégia que não se sabe ao certo quando e por quem foi criado... 
Já te deu vontade de jogar xadrez? Continue comigo que te dou 4 ótimos motivos para você começar a praticar!!

1. É o segundo esporte mais praticado no mundo, abaixo apenas do futebol. É um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Entreteve grandes personalidades de nossa história como Napoleão, Einstein, Voltaire, Goethe, Montesquieu, Benjamin Franklin, Victor Hugo, Machado de Assis, Monteiro Lobato, – para citar apenas alguns. E hoje é um esporte que pode ser jogado não presencialmente, através de redes de computadores como a Internet, estando o adversário em qualquer lugar do planeta, e por isso o que mais cresce em adeptos, sendo já considerado o esporte do novo milênio.

Vamos jogar uma partidinha?
2. É capaz de mostrar as conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas e, por conseguinte, estimula o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos. O Xadrez ensina a avaliar as conseqüências dos seus atos, tornando o jogador mais prudente e responsável.

Pense, pense antes de jogar!

3. Estimula a atividade intelectual e estabiliza a personalidade de crianças e jovens durante seu crescimento.
Num estudo realizado na antiga Alemanha Oriental, comparando o desenvolvimento de grupos de estudantes de diversas idades,separando-os em dois grupos: os que jogavam e os que não jogavam Xadrez, concluiu-se que: crianças que jogam Xadrez apresentam menos crises decorrentes das transformações dessa fase etária do que as que não jogam.


O raciocínio lógico e a capacidade de cálculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável nos casos da Física e da Matemática.
Em aspectos gerais, os alunos que jogam Xadrez apresentam nítida superioridade em força de vontade, tenacidade, memória e concentração.
Além disso,  concentração e a habilidade em formular e posteriormente concretizar planos no tabuleiro contribui significativamente para a tomada de decisões e execução das mesmas no jogo muito mais importante, que é o jogo da vida.

3. No caso das crianças e jovens, o Xadrez estimula o desenvolvimento intelectual; no caso dos adultos e idosos, o Xadrez contribui preservando por mais tempo a agilidade mental. 


É hora de jogar xadrez!!!

fontes: http://aulasdexadrez.blogspot.com.br/search?updated-min=2009-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2009-05-25T09:24:00-07:00&max-results=36&start=12&by-date=false
http://www.clubedexadrezonline.com.br/download/trabalho_cientifico_tematica_xadrez2103_1.pdf
http://www.scielo.br/pdf/motriz/v16n3/a30v16n3.pdf

2 comentários:

  1. Muito boas as dicas e serventias do xadrez e deve movimentar bem os neurônios... Vim avisar que teus céus estão lá, acabaram de entrar! bjs, chica

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.