quinta-feira, 3 de março de 2016

Segurança num Mundo Incerto I


A única coisa que ajudará a eliminar o sofrimento do mundo – mais do que dinheiro, habitações ou qualquer outro auxílio material – é meditar e transmitir aos outros a sublime consciência de Deus que sentirmos. Mil ditadores não poderiam jamais destruir o que tenho dentro de mim. Irradie diariamente a Sua consciência para os outros. Procure compreender os planos de Deus para a humanidade – atrair todas as almas de volta a Ele – e trabalhe em harmonia com a Sua vontade. 

v v v 

Deus é Amor. Seu plano para a criação só pode estar enraizado no amor. Não oferece esse simples pensamento mais consolo ao coração humano do que os raciocínios eruditos? Todos os santos que penetraram o âmago da Realidade testemunharam que existe um plano universal divino e que ele é belo e pleno de alegria. 

v v v

Assim que aprendermos a amar Deus na meditação, amaremos toda a humanidade como amamos nossa família. Aqueles que encontraram Deus por meio da própria Autorrealização – os que tiveram realmente a experiência de Deus – só eles são capazes de amar a humanidade, não de forma impessoal, mas como seus próprios irmãos de sangue, filhos do mesmo e único Pai. 

v v v 

Compreenda que o mesmo sangue vital circula nas veias de todas as raças. Como pode alguém se atrever a odiar qualquer outro ser humano, de qualquer raça que seja, quando Deus vive e respira em todos? Somos americanos, hindus ou de qualquer outra nacionalidade por apenas alguns anos, mas somos filhos de Deus para sempre. A alma não pode ser confinada em fronteiras criadas pelo homem. Sua nacionalidade é o Espírito, seu país é a Onipresença. 

v v v 

Se entrar em contato com Deus dentro de você mesmo, saberá que Ele está em todos, que Ele se tornou nos filhos de todas as raças. Você não pode, então, ser inimigo de ninguém. Se o mundo inteiro fosse capaz de amar com esse amor universal, não haveria necessidade de que uns se armassem contra os outros. Por meio de nosso próprio exemplo, à maneira de Cristo, temos de promover a unidade entre todas as religiões, todas as nações e todas as raças. 

v v v 

A solidariedade ampla e o discernimento intuitivo, necessários para curar os males terrestres, não podem resultar de mera consideração intelectual da diversidade humana, mas sim do conhecimento da unidade profunda dos homens: seu parentesco com Deus. Para antingir o supremo ideal do mundo – paz por meio da fraternidade – possa a yoga, a ciência da comunhão pessoal com a Divinidade, espalhar-se com o tempo entre todos os homens, em todas as terras.


Escrito por Paramahansa Yogananda, extraído do livro Onde Existe Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário!