Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Por que a arte é tão importante na vida?

Escrito por Sergio Rubens

É mais do que natural se ouvir falar em arte, afinal são vários os movimentos artísticos, música, cinema, teatro, literatura, pintura, artesanato, artes plásticas, enfim... Inúmeras manifestações que representam aquilo que uns chamam de dom, mas que eu prefiro denominar de aprendizado. Dentre todas essas e outras manifestações artísticas, vem o seguinte questionamento, porque a arte é tão importante na vida das pessoas?

A arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo, ela é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos, ela nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção e a nossa atividade corporal.


Conhecer a arte que é praticada pela nossa sociedade, ou pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental para construirmos a nossa própria identidade, contudo o contato com outras artes de outros grupos culturais nos proporciona o aprendizado e um melhor convívio com pessoas o que amplia a nossa visão de mundo.
O artista consegue ver aquilo que as outras pessoas não vêem, ele cria o que está além do nosso cotidiano, torna intensa a nossa sensibilidade e ainda tem a capacidade de promover uma visão crítica sobre um determinado tema, ou até mesmo propor uma reflexão, seja com uma pintura, uma música, um poema ou um livro.

Cada manifestação artística proporciona tem uma identidade, e até mesmo, uma linguagem própria, mas todas nos levam a uma coerência na qual a arte é sempre inspirada pelos sentimentos, pelas emoções e opiniões do artista. O artista usa a arte como uma maneira de expressar os enigmas da vida e os verdadeiros sentimentos.

A importância da arte na vida das pessoas dá-se principalmente pelo fato de abrir a nossa mente e de fazer fluir o nosso pensamento, assim como têm uma grande importância social por integrar diversas pessoas com personalidades e características físicas diferentes dentro de um meio.
A importância da arte na vida das pessoas é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social. Ela é extremamente importante no desenvolvimento de um povo, ela nos dá uma nova visão de mundo, de sociedade e expande a nossa criatividade. Afinal, Tudo que existe é arte e é gerado por ela.

Por Sergio Rubens 

Fonte: http://colegioefetivo.blogspot.com.br/2012/05/porque-arte-e-tao-importante-na-vida.html


11 comentários:

  1. Olá meninas! Tudo bem com vocês?
    A arte é a forma mais eloquente da expressão e dos sentimentos
    E requer uma sensibilidade que fica perceptível nas mais diversas formas de expressão
    Um texto soberbo
    Um beijo pra vocês

    ResponderExcluir
  2. A arte e um modo de expressar seus sentimentos, ver o mundo de uma outra forma,a arte tambem nos traz conheimento.Existe muitas formas de arte como a pintura,a musica,o teatro,literatura,artesanato.A arte e importante para abrir nossa mente e fazer nossos pensamentos fluirem.A arte nos ajuda no nosso cresimento como seres humanos e no nosso crescimento social.A arte esta presente em varios lugares como na escola,em casa ,nos predios como os grafites
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. A arte ela sempre está presente na nossa vida ela e fundamental para nós aprender além de nós aprender a gente ainda se diverte

    ResponderExcluir
  4. E a traves dela que a maioria que agente sabe o que e arte ou o que não e

    ResponderExcluir
  5. Arte deixa o mundo mais bonito.

    ResponderExcluir
  6. Acerca disso, entendemos que a arte é capaz de proporcionar para o indivíduo um crescimento saudável e enriquecedor de diversas formas

    ResponderExcluir
  7. Como a arte está presente nas vidas das pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Movimento artísticos, música, cinema, teatro, literatura, pintura, artesanato, artes plásticas.

      Excluir
  8. 5-A arte é importante para todas as pessoas?

    ResponderExcluir
  9. A arte e importante para nosso crescimento e também nos ajuda a aceitar cada pessoa da maneira que ela e.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.