Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Por que manter nossos objetivos em sigilo?

Após definir um plano de vida novo e brilhante, o nosso primeiro instinto é dizer a alguém, falar para os seus amigos e família, mas  é melhor manter em segredo nossos objetivos. 

Quando contamos nossos objetivos para outras pessoas, diminuímos as chances de torná-los reais. Isso acontece, porque, ao falar, você sente que já deu um dos passos para atingi-los, mas, na verdade, isso não aconteceu.

Além disso, ao manter seus projetos em segredo, você tende a atribuir um caráter de urgência e agir mais para concretizá-los.

Manter um segredo anda cada vez mais difícil, pois estamos cada vez mais propensos a divulgar e manter nossa timeline atualizada. Todos estão com um vício, um hábito recorrente de tentar mostrar para o mundo o que andam fazendo. Entretanto, você já se perguntou se as pessoas realmente querem saber o que você está pensando ou planejando?
 Será que todos os seus amigos no Facebook querem saber que você está tentando emagrecer, aprender outro idioma, mudar de casa ou passar o resto da sua vida com o seu namorado? Aposto que menos da metade dos seus amigos das redes sociais não se importaria em saber um pouco menos sobre a sua vida. E com certeza você vai ganhar muito mais com isso.

Ainda que existam situações empolgantes e animadoras em que você deseja compartilhar seus objetivos com outros, em especial com aqueles mais achegados a você, em alguns casos é melhor manter tudo apenas para si. 

Os motivos são bem simples:

1 - Você pode ser influenciado por outros

Contar sobre seus objetivos é uma forma de buscar aprovação dos outros e, pensar dessa maneira, é muito prejudicial. É importante que você saiba os motivos pelos quais quer atingir as metas, sem se importar com o que os amigos e familiares pensam sobre isso. Foque nos seus planos para o futuro e não os transforme por causa de outras pessoas. Não abandone algum sonho por causa de um comentário ou reflexão alheia. Se você realmente deseja alcançar o que propõe, TENTE. Não espalhe por aí.


2 - Pode levar outros a julgá-lo.

Este item chega a complementar o primeiro. Algumas pessoas podem não ficar felizes com os seus objetivos. Assim, você poderá ser facilmente julgado por outros que não estão totalmente por dentro de seus empenhos e desmotivá-lo se você se importar com a aprovação dos outros. Ser julgado pode fazer você ser influenciado pelo o que os outros pensam. Cada ser é um universo. Todos temos vivências e experiências de vida diferentes.
3 - Pode gerar expectativas

Quando você verbaliza seus objetivos, aumenta a sensação de que estão se materializando e isso pode ser ruim. Pensar sobre as melhores estratégias de ação e como será quando você conseguir o que deseja é positivo. No entanto, tome cuidado para que você não se iluda. Seja racional para que tenha o menor número de problemas para atingir os objetivos. Desistiu de tal coisa? Foi para segundo plano? Não deve explicações para ninguém. E isso é ótimo! Quando menos tiver de se justificar, melhor. 

Vale a pena tentar. O que pudermos fazer para alcançar nossos sonhos e objetivos, vale a pena.



Érika Oliveira.

4 comentários:

  1. Maravilha de postagem, nossa, bem assim, tive experiências ruins ao comentar meus planos, isso foi um bom aprendizado, sei que é difícil conter a vontade de comentar, mas é bom controlar!
    A Vida é uma ótima escola, um dia se aprende e acho sempre melhor aprender com os erros "dozotros",rsrs!
    Abraços lindas amigas Bárbara e Érika!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Se bem que é um desafio aprender com os erros dos outros, hehe. Beijos!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.