Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Fotografia....

A partir da sua descoberta até os dias de hoje, a fotografia vem acompanhando o mundo contemporâneo, registrando sua história através de uma linguagem de imagens.

Fotografias captam os momentos significativos da existência humana e contam histórias.
Houve uma época em que não tínhamos acesso fácil as máquinas fotográficas e elas também não tinham muitos recursos. Contudo, no transcorrer da minha vida, tive alguns registros importantes, mas não de todos os momentos que marcaram minha  história. Hoje, faz parte do meu cotidiano fotografar não só momentos significativos, mas tudo que me encanta  e que considero, algumas vezes,  importante para ilustrar meus  textos.
As redes sociais, os diversos recursos da NET favorecem o compartilhar do olhar fotográfico sobre um tempo histórico e, possivelmente, será uma das fontes históricas sobre essa nossa era.

Por outro lado, na clínica as fotos ajudam a traçar a linha da vida, a captar traços esquecidos pela memória, pois  elas imprimem  em nosso ser sentimentos diferentes.  As lembranças, os sentimentos,  pensamentos e as informações são exploradas num nível mais profundo ampliando o diálogo terapêutico.
As fotos são representações de um tempo e segundo Barthes (1984) “se insere na dinâmica de um olhar que segue na direção do passado, mas de uma transcendência.”
Como você usa as fotos em sua vida?

Por Norma Emiliano

BARTHES, roland (1984).A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira
 http://pensandoemfamilia.com.br/blog/category/terapia-de-familia/

Um comentário:

  1. Bom dia...
    Gosto muito de fotografar mas, tenho muito que aprender ainda rsrsrs!
    Um domingo de muita paz Bárbara e Érika fiquem com Deus...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.