Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Benefícios de aprender um instrumento musical

          Como disse Aristóteles, “A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.” A música de fato pode alegrar a alma, tocar um instrumento musical pode trazer inúmeros benefícios, listamos alguns, confira.

                               

            Tocar um instrumento musical pode ser uma ótima opção para esquecer o estresse do dia a dia, uma forma de desligar-se um pouquinho do mundo e se dedicar à arte musical. As vantagens que a música traz a saúde são inegáveis e nunca é tarde para começar a tocar um instrumento.


                                             Aumenta a capacidade de memória

            Segundo uma pesquisa realizada por cientistas com crianças pré-escolares, o grupo que desfrutava de aulas de música, tiveram um índice muito maior de habilidade espaço-temporal em relação ao grupo que não teve as aulas de música. Sem contar os benefícios a longo prazo.

                                     
                                                      
                                                            Melhora a coordenação
               Tocar um instrumento exige muita coordenação. Ao ler uma partitura, o seu cérebro precisa transformar essas notas em padrões motores específicos, além de dispor de respiração e ritmo. Mesmo para quem acha que “não tem coordenação” pode adquirir tocando um instrumento, é claro com muito treino e perseverança.


                                           
                                 
                                          
                                                      Aguça a concentração

              A concentração é indispensável para tocar, você precisa se concentrar ao ritmo, altura, melodia, qualidade do som, e em grupo essa concentração deve ser ainda melhor para manter a harmonia com os outros.

                                


                                                     Ajudar na desenvoltura

              Um dos objetivos de tocar um instrumento é além de tocar para si mesmo, para benefício próprio, é aprender a ter desenvoltura, perde a timidez e tocar para os outros. Adquirir desenvoltura, perder o medo de palco é algo que pode ajudar em vários outros aspectos da vida, como o profissional, por exemplo.

                             
                                 Pode evitar a Surdez e outras doenças auditivas

                Uma pesquisa realizada pelo instituto Baycrest’s Rotman, no Canadá,  comparou músicos com pessoas que não tocavam nada na extensa faixa etária de 18 a 91 anos. O estudo comparativo mostrou que os instrumentistas tinham uma capacidade a mais de compensar a perda auditiva da idade. Benjamin Zendel, líder da pesquisa, ressaltou que não basta entender de música e ouvi-la, é necessário aprender um instrumento pois dessa forma a audição interage com as funções cognitivas cerebrais. Mas é claro que se a música estiver alta demais os efeitos podem ser negativos.

3 comentários:

  1. Olá Meninas.
    Sabem que eu fui aprender a tocar Viola " Guitarra " aos 70 anos ? Andei 3 anos na Escola,Aprendi o Sulfejo, já fazia uns acordes , mas... deve aprender-se mais cedo, os dedos tem muita dificuldade naquela idade, mas aprendi qualquer coisa e entretenho-me cantando e fazendo que toco. Mas é muito Bom fazer qualquer coisa musical.
    Um Abraço.
    Alberto

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr. Alberto! Com certeza é muito bom aprender cedo, mas nunca é tarde. Música é arte divina, consegue expressar o inexprimível! Abraços das suas amigas!!

    ResponderExcluir
  3. Tentei aprender violão mais cedo que o Alberto, aos 14 anos,
    mas vi que não dava certo: Dedos curtos e gordos.
    Porém, tentar conviver com qualquer aspecto da música, além
    de importante para o desenvolvimento pessoal, é gratificante.
    Parece que minha área é a de letras mesmo!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.