sábado, 30 de maio de 2015

Falando de cultura sucintamente...

Agora, vamos falar um pouquinho da cultura dessa capital alencarina em poucas palavras ...

Com 286 anos em 13.04.2012 de fundação, Fortaleza é marcada por influências indígena, portuguesa, holandesa e francesa. Isso faz da capital cearense uma das cidades de maior diversidade artística e cultural do Brasil. É esse o motivo da enorme diversidade cultural da nossa cidade.

Ao todo, a Cidade conta com 63 equipamentos culturais registrados pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult). Dos praticantes de atividade culturais tradicionais, quatro são nomeados Mestres da Cultura pela Secult.

Os bens tombados são 58, em âmbito municipal, regional e federal. O Theatro José de Alencar, o Passeio Público, o Centro Cultural Dragão do Mar, o Museu do Ceará, o Estoril, o Mercado dos Pinhões e, mais recentemente, o Cuca Che Guevara, são exemplos de espaços que respiram cultura e que proporcionam atividades ligadas à arte e ao lazer.

A cidade é popularmente conhecida pelos festejos juninos e os tradicionais desfiles de maracatu, além de festas como o pré-carnaval, com apresentação de blocos e afoxés. Nos últimos anos, o Réveillon de Fortaleza vem se consolidando com uma das festas mais importantes do calendário cultural, brindando moradores e turistas com a chegada de um novo ano.


Fonte: Anuário de Fortaleza 2012-2013. O POVO. Agosto.2012.

3 comentários:

  1. É alentador viver em lugar multicultural,
    a mente sempre se mostra mais apta a reconhecer
    outros costumes. Não gostaria de morar em
    Macondo, apesar das maravilhas que ocorrem
    por lá, correria o risco de viver cem anos de solidão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tesco! Que bom vê-lo por aqui. Rsrs, Deus nos livre de Macondo! rs

      Excluir
    2. Oi Tesco! Que bom vê-lo por aqui. Rsrs, Deus nos livre de Macondo! rs

      Excluir

Agradeço pelo seu comentário!