domingo, 30 de novembro de 2014

Que tal essa viagem ?

Igreja de ossos humanos é atração da República Tcheca

O mundo esconde alguns lugares um tanto bizarros e um deles certamente está na República Tcheca. Esse país tão peculiar possui grandes belezas, como a capital Praga ou, ainda mais interessante, o centro histórico da cidade de Kutná Hora, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, que abriga o curioso Ossuário de Sedlec.


Situada no subsolo da Igreja de Todos os Santos, essa pequena capela cristã foi construída para ser um depósito de ossos, como o próprio nome diz, mas o interessante é que toda a sua decoração é composta – pasme! – de ossos humanos.



A história do lugar conta que em 1.142 um mosteiro cisterciense foi fundado na cidade. Anos mais tarde, o rei da Bohemia enviou o abade da instituição à Terra Santa. Este, por sua vez, voltou de Jerusalém com um punhado de terra da Gólgota – ou Calvário, local onde Jesus foi sacrificado – e jogou sobre o cemitério do monastério.



Assim, o local ganhou fama e muitas pessoas quiseram ser enterradas ali. Em 1318, o cemitério já abrigava os restos mortais de cerca de 30 mil pessoas.


No meio da necrópole, por volta dos anos 1.400, um dos abades construiu a Igreja de Todos os Santos com um depósito de ossos no subsolo, que entre 1.703 e 1.710 foi remodelado ao estilo barroco checo pelo arquiteto Jan Blažej Santim-Aichl.


O trabalho decorativo com ossos humanos, no entanto, foi feito apenas em 1.870 pelo entalhador František Rint, que dispôs de restos de cerca de 40 mil pessoas em lustres, sinos e outras partes da igreja.

Copyright: Adwo/Shutterstock

Para informações sobre horários de funcionamento, visite o site: www.ossuary.eu


Copyright: Mikhail Markovskiy/Shutterstock

Mas e aí, você se sentiria bem acolhido ali?


Companhia de Viagem - UOL Viagem

4 comentários:

  1. olá boa noite Érika e Bárbara
    Post muito interessante, gostei muito!
    Um carinhoso abraço a vocês.

    ResponderExcluir
  2. Leonice, que bom vê-la por aqui. Um final de semana para você recheado de coisas boas, com muito carinho da família, muito aconchego dos amigos, muita paz e tranquilidade.
    Gratas pelo carinho e amizade. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas " Érika e Bárbara "
    Em Portugal "Évora" Também existe, a Capela dos ossos,só que me parece que aí estão num Monumento de maior grandeza.
    Gostei muito de vos voltar a ver na Continuidade desse belíssimo Trabalho.
    Grande Abraço.
    Alberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Alberto, que bom vê-lo por aqui. Agradecemos o carinho da vossa amizade. Beijinhos das meninas!

      Excluir

Agradeço pelo seu comentário!