Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Solar Fernandes Vieira (Arquivo Público)

Localizado na confluência das ruas Senador Pompeu e Senador Alencar, o solar foi construído no terceiro quartel do século XIX para a residência do deputado Miguel Fernandes Vieira (1819-1879).

Adquirido em 1883 pelo Governo Imperial para sediar a Tesouraria da Fazenda, o edifício passou por diversas reformas e ampliações quando sediou instituições públicas, dentre as quais a Receita Federal.

Patrimônio da União, cedido pelo Contrato de Sessão e Uso do Governo Estadual, atualmente o edifício é ocupado pelo Arquivo Público.

A edificação possui dois pavimentos com planta retangular e suas fachadas têm marcações horizontais que definem a linha de piso do primeiro pavimento, além de marcações verticais, em formas de cunhais, em seus vértices. As fachadas apresentam ainda aberturas: portas e janelas, com vedações de fichas de madeira e bandeirola de ferro no pavimento térreo e esquadrias com caixilhos de vidro e venezianas formado balcões com guarda-corpo também em ferro fundido. O edifício apresenta uma platibanda marcada por frisos em todo o seu perímetro.

Arquivo Público do Estado do Ceará
Rua Senador Alencar, 348 - Centro
CEP: 60030-050 - CE Fortaleza
Fone: (85) 3101.2615 - apec@secult.ce.gov.br
Funcionamento: de segunda a sexta-feira de 8h às 12h e de 13h30 às 17h.

2 comentários:

  1. Muito imponente... Bela arquitetura!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia.
      um passeio para conhecer construções antigas de Fortaleza é um deleite para quem gosta de admirar a arquitetura do passado.
      Belos casarões retratam toda a herança de nossa população.
      Beijos!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.