Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Brincadeiras de ontem e hoje

O tempo de férias acabou, mas dele ficam as lembranças das brincadeiras simples e gostosas que até nossos avós brincavam.


Que tal  falarmos das brincadeiras nas calçadas? O bom tempo em que brincávamos de pular corda, amarelinha, cobra cega, esconde-esconde, carimba. Período em que estávamos longe da tecnologia e próximos uns dos outros; em que brincávamos com a terra e pegávamos mais sol -coisas essenciais para nossa saúde.
Felizmente os brinquedos e as brincadeiras mais antigas sobrevivem à modernidade. O pião, o pé de lata, a pipa, a bila têm espaço, mesmo que mínimo, na vida de algumas crianças. E para comprovar como elas resistem ao tempo, podemos fazer uma viagem pelas origens de algumas delas. Por exemplo, a brincadeira de roda remonta à Idade Média e às atividades em volta da fogueira.
A ciranda foi trazida de Portugal ainda como dança para adultos e aqui sofreu transformações; tornou-se a dança infantil mais famosa do país. E não para por aí: a Amarelinha, ou macaca, tem origem na corte francesa, mas agora é tipicamente popular e brasileira.
As origens dos brinquedos populares também são interessantes. A peteca é originária da cultura indígena. Os índios faziam uma trouxa de folhas e preenchiam com pedras, depois amarravam em uma espiga de milho. Então era só diversão, eles brincavam de jogá-la para um lado e para o outro, chamavam na de Pe´teka, que significa bater em língua tupi.
 A não menos curiosa pipa data de 1.000 anos antes de Cristo e era utilizada para sinalização. Veio para o Brasil através dos portugueses, aqui sofreu adaptação e tornou-se um instrumento para diversão. No Ceará, foi denominada de raia, devido à semelhança com o peixe arraia. 

Só  para lembrar

PEGA PEGA-


Escolhe-se uma pessoa para ser o
“pega”. Ela espera que as outras pessoas
se escondam contando de 1 a 100.
Então, o pega sai correndo à procura de
todos, quando encontrar, o “pega” deve
tocar na pessoa que se tornará o novo
“pega”. E assim por diante.

CABRA-CEGA

Um estilo de pega-pega. As regras
são as mesmas, mas aqui o “pega” fica
com os olhos vendados e precisa ficar
atento aos sons ao seu redor.

Bem, agora que você já sabe essas curiosidades, espalhe por ai em suas brincadeiras na calçada.

Revista: pense

5 comentários:

  1. A TERRA AGRADECE A DEVOLUÇÃO DE SUA ÁGUA


    Toc toc toc toc toc toc toc... pinga solenemente a torneira da cozinha como um relógio, sessenta gotas por minutos, três mil e seiscentas por hora, oitenta e seis mil e quatrocentas por dia, dois milhões quinhentas e noventa e duas mil por mês , trinta e hum milhões e cento e quatro mil gotas por ano, se cada ml de água equivale a 20 gotas e cada litro equivale a mil ml, perde-se por dia 4 litros , num mês 120 litros e em um ano 1440 litros do precioso liquido da vida, se numa casa existirem três pontos de vazamentos, serão 5 mil litros d água perdidos pelo ralo , muitas noites de sono perdidas devido o toc toc, estresse e queda de rendimento e a aproximação de doenças devido a falta do merecido descanso encefálico. Isso não faz falta, a terra agradece sorridente a devolução desta seiva que é a razão da sua existência, principalmente limpa. A Terra agradece.

    Esta água mataria a sua sede por 2.500 dias. Pense nisso.


    Iderval Reginaldo Tenório

    ResponderExcluir
  2. Participei muito dessas brincadeiras eram ótimas! obrigada queridas pela ótima postagem, foi muito bom relembrar... Carinhoso abraço e muita paz a vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonice!

      Eram realmente ótimas, marcaram a nossa infância!

      Beijos das meninas! Uma ótima semana para você.

      Excluir
  3. Olá amigas!
    Vim agradecer sua visita tão carinhosa e lhe desejar uma ótima abençoada tarde de domingo.
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa agradecer Professora Lourdes, seu blog é maravilhoso! Vale muito a pena lê-lo.

      Beijos e abraços das meninas!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.