Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Uma capital multicultural

Porto Alegre

Quem chega à capital dos gaúchos encontra tradição e vanguarda, conhecimento e alta tecnologia, espaço urbano e belezas naturais, história e futuro, diversidade e pluralidade, cultura e esporte, lazer e trabalho.

Polo de consumo por excelência, referência em serviços, infraestrutura urbana e viária, medicina e saúde, comunicações e qualidade de vida, Porto Alegre é, acima de tudo, uma cidade multicultural por natureza, hospitaleira e um destino atrativo para todos os visitantes. Situada no centro geográfico do Mercosul, a cidade polariza a região formada por extensas planícies que dominam a porção inferior da América do Sul.

Foi nesta paisagem ímpar, de herança pastoril e vastos horizontes, que nasceu o gaúcho, figura histórica caracterizada pelo espírito guerreiro e pelo amor à terra, resultado das batalhas de fronteiras entre os reinos de Portugal e Espanha na época da formação do novo continente. A história e os costumes gaúchos continuam vivos no dia a dia da capital do Rio grande do Sul, em harmonia com sua vocação para a inovação.

  A cidade foi construída a partir do século XVIII. A colonização começou com casais açorianos, em 1752, e se expandiu com imigrantes italianos e alemães, africanos, judeus, espanhóis, poloneses.... Hoje, é um centro de múltiplas expressões culturais, religiosas e linguísticas, uma demonstração bem sucedida de diversidade e pluralidade. 

Porto Alegre também possui geografia diversificada que amplia seus atrativos naturais. É a segunda capital brasileira com a maior área rural, o que contribui para a qualidade de vida da população. É, também, a capital brasileira com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
     
  Diferente das paisagens tropicais brasileiras de sol e mar, Porto Alegre faz da cultura, do mundo das artes e do entretenimento a sua praia.

 A formação multiétnica promoveu a convivência de tradições, usos e costumes diferentes, preservando o imaginário e o simbólico e gerando um ambiente aberto para a criatividade e a diversidade de expressão. A cidade se caracteriza por ser um importante polo produtor de teatro, música, literatura, cinema, artes plásticas e visuais, e está incluída no roteiro de grandes produções nacionais e internacionais em todos estes segmentos.

Uma das cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais, Porto Alegre dispõem de uma rede de 250 meios de hospedagem, entre hotéis e flats, que ofertam cerca de 14 mil leitos. Quatro redes internacionais têm investimentos locais: Sheraton, Accor (Íbis, Novotel, Mercure), Blue Tree e InterContinental Hotels Group (Atlantica).
A capital gaúcha se destaca, também, como centro de compras. Em shopping centers ou em lojas de ruas de bairros requintados e de tradicionais zonas de comércio encontra-se de tudo, do popular ao chique em vestuário, calçados, acessórios, joias e bijuterias, cama, mesa e banho, antiguidades, móveis, decoração. Sem falar nos brechós, cada vez mais atraentes, nas sofisticadas lojas de grifes nacionais, internacionais e alternativas e nas feiras, com o Brique da Redenção. 

Fonte: Diário do Nordeste.

4 comentários:

  1. Hei de conhecer e passear por essa encantadora região!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Célia,
      A região é muito bela. Vale visitar!
      Um abraço carinhoso das meninas.

      Excluir
  2. Porto Alegre.
    Por uma questão de Sentimento por lá ter estado durante 6 meses uma netinha que bem diz a região também gosto !
    Érika e Bárbara mudaram a vossa imagem ?
    Gostei muito de ver
    Beijinhos para as Meninas.
    Alberto Santos

    ResponderExcluir
  3. Sr. Alberto,
    Porto Alegre é uma cidade encantadora.
    Agradecemos o carinho para conosco.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.