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domingo, 3 de novembro de 2013

A imperatriz da beleza!

Helena Rubinstein

Helena Rubinstein é um ícone do século XX. Nascida em 1872  na Polônia, numa família simples, entrou para a história como a imperadora da beleza.  

Aos 24 anos, exilou-se na Austrália trazendo consigo 12 potes de creme facial caseiro inventado por sua mãe. 

Em 1902, abriu seu primeiro salão em Melbourne e as mulheres enlouqueceram com seu método inovador e sua abordagem científica para a beleza.

Depois de conquistar a Austrália, abriu salões na Europa e nos Estados Unidos, numa época em que as mulheres raramente eram vistas no mundo dos negócios, muito menos gerenciando a própria empresa multinacional. 

Vestida por Chanel e Yves St Laurent e pintada por Salvador Dalí e Pablo Picasso, além de amiga de todos eles, Helena não apenas desfrutou de um sucesso sem precedentes, como exerceu grande influência na libertação das mulheres. 



A vida bem-sucedida e tantas vezes trágica da personagem é cuidadosamente descrita pela jornalista e escritora Michèle Fitoussi em  A mulher que inventou a beleza. O livro revela detalhes da trajetória de Helena Rubinstein, uma mulher a frente de seu tempo, cujo legado ainda hoje pode ser visto na indústria de cosméticos, na moda e nos hábitos femininos em todo o mundo. 



     Helena Rubinstein foi uma grande pioneira na indústria da beleza, ao distribuir seus produtos em lojas de departamento e a criar a profissão de consultora. Foi no período da Grande Depressão Americana que ela inaugurou salões e lojas em doze grandes cidades americanas. Em 1932, a HR (como a marca ficou mais conhecida) trouxe os primeiros produtos para o Brasil.

A visionária da beleza morreu no dia 1º de abril de 1965, deixando um legado para o segmento: a marca Helena Rubinstein.

Mais de duas décadas depois, a grife foi adquirida pelo Grupo L´Oréal que continuou mantendo os mesmos princípios defendidos por sua criadora: linhas de produtos oriundos de uma pesquisa apurada, baseada na tecnologia mais avançada e num conhecimento cada vez mais aprofundado dos mecanismos do funcionamento da pele.

Hoje, sua extensa linha de produtos, como a Skincare (cuidados para a pele), proteção solar, autobronzeadores e maquiagens são comercializados em mais de 120 países ao redor do mundo.


A sua biografia  é um livro muito rico, que vale a pena ser lido, principalmente para quem se interessa por personalidades
femininas que fizeram história no século passado e deixaram sua marca na difícil batalha pela emancipação das mulheres.

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