Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção


O monumento que originou e nomeia a cidade.

Sua origem tem várias versões apontadas por historiadores. Uma delas afirma que a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção foi construída para resistir a invasão dos holandesa em 1649, recebendo o nome de Forte de Schoonenborch.

1812, durante o governo de Manuel Inácio de Sampaio, o forte foi desmoronado, dando início a uma nova estrutura, desta vez em alvenaria de pedra e tijolo, com o projeto de autoria do Tenente Coronel Engenheiro Antônio José da Silva Paulet, sendo concluída a sua construção em 1860. Nos primeiros anos, a fortaleza funcionou como Quartel, sendo sede do Governo e moradia dos Capitães mores.
Posteriormente, 1951, passou a abrigar a imagem de Nossa Senhora da Assunção, em uma capela situada na faixada oeste da fortaleza que dá vista para a Praça dos Mártires, que recebeu essa denominação por ter sido o cenário de várias execuções, entre elas, do Padre Mororó.

LENDA
Segundo a lenda, a revolucionária Barbara de Alencar teria sido aprisionada na cadeia presente na Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Segundo contam, é possível ouvir os lamentos da mulher à noite.
Para alguns historiadores, Barbara de Alencar nunca ficou presa nos calabouços subterrâneos existentes no quartel. A revolucionária era levada à fortaleza apenas para prestar depoimento e, em seguida, levada de volta para a prisão que ficava em outro local da cidade.
A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção está localiza nas proximidades do Passeio Público, Santa Casa de Misericórdia e da Catedral Metropolitana de Fortaleza. No local funciona o Quartel General da Décima Região Militar no Ceará.

http://diariodonordeste.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.