Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Dia de Reis

Ficheiro:Estatua dos Reis Magos em Natal RN.jpg
Pórtico dos Reis Magos, em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

O "Dia de Reis" é uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. Neste dia se comemora a visita de três reis magos, vindos do Oriente, para adorar a "Epifania do Senhor". Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.

O termo "mago" vem do antigo idioma persa e serviu para indicar o país de suas origens: a Pérsia. Eram reis, porque é um dos sinônimo daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos de uma seita que cultuava um só Deus. Portanto, não eram astrólogos nem bruxos, ao contrário, eram inimigos destas enganosas artes mágicas e misteriosas.

Esses soberanos corretos, esperavam pelo Salvador, expectativa já presente mesmo entre os pagãos. Deus os recompensou pela gratidão com a maravilhosa estrela, reconhecida pela suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Deus.



Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando pelo "Messias, o recém-nascido rei dos judeus". Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os reis magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Deus.
A Bíblia diz que os reis magos chegaram à casa e viram o Menino Jesus com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma morada muito pobre, mas apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Os reis magos após adorarem o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, que significa a realeza; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.
Deus revelou seu Filho ao mundo e ordenou que o acatassem e seguissem. Os reis magos fizeram isto com toda humildade, gesto que simboliza o reconhecimento do mundo pagão desta Verdade. Isso é o mais importante a ser festejado nesta data. A revelação, isto é, a Epifania, que confirma a divindade do Santo Filho de Deus feito homem, que no futuro sacrificaria a própria vida em nome da salvação de todos nós.
Fonte: http://www.paulinas.org.br

2 comentários:

  1. Olá, Érica e Bárbara.
    Vim muitas vezes aqui, lia a matéria (sempre excelentes) e não conseguia postar comentário. Ainda há pouco, tentei comentar na última postagem sobre o café, e não consegui. Vim para esta postagem e, parece, esta minha digitação vai ser enviada. Fiz uma postagem sobre o Reisado em Fortaleza. Na última, falo um pouco de Baturité.

    Espero que leiam este comentário. Gostei de tudo que li hoje.
    Feliz 2013.
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um maravilhoso 2013 para você também! Que bom saber que você gostou do nosso post. Fique por dentro das nossas novidades e até logo!

      Beijos e abraços, Érika e Bárbara!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.