Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Capela atrai atenção de visitantes

Com área de 21 metros quadrados, o templo desperta a curiosidade por conta de suas características arquitetônicas, influenciadas pelo Art Decó.

 A capela dedicada a São Sebastião, situada na localidade de Tabuleiro dos Mendes, na zona rural do Município de Antonina do Norte na Região do Cariri, às margens da CE-375, desperta a atenção de quem passa pela rodovia. O templo é pequeno, tem área de apenas 21 metros quadrados, e mais parece uma construção em miniatura. Os curiosos param, tiram fotos e querem saber se na igrejinha há celebrações.
A capelinha foi erguida em 1947, por decisão da proprietária de terras Maria Mendes Rates. É, portanto, uma propriedade particular. "A minha tia, Maria Mendes, fez uma promessa de que se a Segunda Guerra Mundial acabasse, ela construiria uma capela dedicada a São Sebastião", conta a aposentada Maria das Graças Arrais Mendes.
A capela foi construída sob influência do estilo Art Déco. Dispõe de telhado em queda d´água lateral e de três portas laterais e uma frontal, todas estreitas, de duas bandas. Há dois basculantes na frente ao lado da entrada principal. Na fachada superior, um conjunto de vitrais dá harmonia à obra. Há um nicho com um sino e no alto uma pequena cruz com imagem de Jesus. "O destaque dessa igrejinha é o frontão escalonado (escadinha) e sobressaltado em planos diferentes", observa o arquiteto Brennand Souza. "O altar é uma tentativa de imitar o barroco".
O piso interno é de mosaico e há duas fileiras de bancos, pequenos, que lembram aquelas antigas carteiras escolares em que sentavam dupla de alunos. O altar não possui sacrário, mas dispõe de três nichos, iluminados, com imagens de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Sebastião (centro) e São José. Flores artificiais e velas compõem o cenário sacro. Nas paredes laterais, há imagens de santos dispostos em suportes de madeira.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

“Somos almas – eternas, imutáveis – feitas à imagem de Deus, cheias de imortal bem-aventurança. Nossas vidas devem refletir ininterruptamente essa alegria sempre nova.”


Paramahansa Yogananda, Paz Interior





quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Aeroporto de Courchevel

Vista com emoção
Courchevel é uma das estações de esqui mais badaladas dos Alpes franceses. O problema é para chegar até lá. A pista do aeroporto de Courcheval tem apenas 520 metros de comprimento e assim que acaba, ela desemboca num desfiladeiro que tem altura de mais de 2.000 metros. Por causa dessas características peculiares o aeroporto é um dos mais perigosos do mundo.
 A única vantagem da localização absurda é que a vista para os passageiros que pousam e decolam, dizem, é absolutamente deslumbrante.
courchevel-airport




terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Deus Preferiu Contar com Você

Só Deus pode criar,
Mas você pode valorizar
o que Ele criou.

Só Deus pode dar a vida,
Mas você pode transmiti-la
e respeitá-la.

Só Deus pode dar a fé, 
Mas você pode dar o seu 
testemunho.

Só Deus pode dar a paz, 
Mas você pode semear a união.

Só Deus pode dar a força, 
Mas você pode apoiar quem desanimou.

Só Deus pode infundir esperança,
Mas você pode restituir a confiança ao irmão.

Só Deus pode dar o amor,
Mas você pode ensinar seu irmão a amar.

Só Deus é o caminho, 
Mas você pode indicá-lo aos outros.

Só Deus pode dar a alegria,
Mas você pode sorrir a todos.

Só Deus é a luz, 
Mas você pode fazê-la brilhar no mundo.

Só Deus é a vida,
Mas você pode dar aos outros a alegria de viver.

Só Deus pode fazer o impossível,
Mas você sempre poderá fazer o que é possível.

Só Deus pode fazer milagres,
Mas você pode fazer sacrifício.

Só Deus pode fazer a semente do bem germinar,
Mas você pode plantá-la no coração humano.

Só Deus se basta a si mesmo,
Mas Ele preferiu contar com você.

Revista RAINHA, RS, fevereiro de 1974.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Iracema

Ícone cultural de Fortaleza
A personagem Iracema, criada pelo escritor José de Alencar.








A Câmara Municipal de Fortaleza-CE aprovou o projeto de Lei nº 91/2011 que oficializa a personagem Iracema, criada pelo escritor José de Alencar, como ícone cultural da cidade.
Com o projeto Fortaleza passa a ter um ícone exclusivo em relação às demais cidades do Nordeste, já que imagens como as de jangadeiro são compartilhadas com outras cidades litorâneas do Brasil.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Região Norte do Brasil



A região Norte do Brasil é formada por sete Estados; Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantis. A região Norte está localizada na região geoeconômica da Amazônia entre o Maciço das Guianas (ao norte), o planalto Central (ao sul), a Cordilheira dos Andes (a oeste) e o oceano Atlântico (a nordeste).
 Na região predomina o clima equatorial com exceção do norte do Pará, do sul do Amazonas e de Rondônia, onde o clima é tropical.

A região Norte tem especial vocação no ecoturismo, por abrigar a maior parte da mais colossal floresta tropical do planeta - Floresta Amazônica - tendo em seu pacote sua vasta flora, fauna, corredeiras, contatos com indígenas  primitivos e trilhas. Ela ainda abrange os maiores rios do mundo, em especial o rio Amazonas, que chega a alcançar cinquenta quilômetros de largura durante o período chuvoso.
Além do ecoturismo, a região oferece vários centros culturais, como, por exemplo, os centros históricos de Belém, de Boa Vista, de Manaus e de Rio Branco. Há também o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Não se pode esquecer também de prestigiar o Festival Folclórico de Parintins.