Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Academia Cearense de Letras

A Academia Cearense de Letras (ACL) é a mais antiga das academias de letras do Brasil, fundada a 15 de agosto de 1894, três anos antes da fundação da Academia Brasileira de Letras.
A (ACL) foi fundada em meio à inquietação que propiciou a criação da Padaria Espiritual, movimento literário de renovação no Ceará, idealizado por Antônio Sales.

Conta com um acervo muito valioso, possuindo coleções de livros e jornais dos séculos passados, contando também com importante coleção João Carlos Neto, com cerca de 4 (quatro) mil livros sobre o Ceará e com o  destaque para os acervos dos acadêmicos falecidos: Antônio Martins Filho, Moreira Campos, Milton Dias e outros.

Anualmente, concede o Prêmio Osmundo Pontes e, desde 2005, os prêmios Antônio Martins Filho e Fran Martins, para jovens escritores.
Atualmente a ACL funciona no Palácio da Luz, antiga sede do Governo do Ceará, fazendo parte do conjunto arquitetônico da Praça dos Leões (Praça General Tibúrcio), bem ao lado da Igreja do Rosário.
O prédio é Bem Tombado pelo Patrimônio Histórico do Ceará por ser uma edificação do final do século XVII.

A academia Cearense de Letras destaca-se como Instituição preservadora e fornecedora do livro e da leitura, estimulando o desenvolvimento e consolidação da cultura local e nacional.

Visite! É um belo passeio pela nossa história, uma valorização para nossa cultura.

3 comentários:

  1. Bom saber desse pioneirismo. Como eu, que não sabia, a maioria das pessoas desconhece esse vigoroso passado literário do Ceará.
    Hoje, com a massificação imposta pela mídia (e aceita de bom grado! Pra que pensar?), vai ficando muito raro o despontar de alguma iniciativa desse porte.
    É pena, para não dizer tragédia, que os talentos sejam enterrados, em vez de incentivados.
    _Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão...Quantos talentos que precisam ser encontrados e valorizados...!
      Bjs.

      Excluir
  2. OLÁ ÉRICA E BÁRBARA ,ADMIRO MUITO O VOSSO TRABALHO DE BUSCA E AS BELÍSSIMAS FOTOS COLOCADAS NO VOSSO BLOGUE,SEI AVALIAR ESSE TRABALHO E SEI A DISTÃNCIA A QUE ESTOU DO QUE FAZEM.
    ABRAÇOS .Alberto C. Santos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.