Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cidade do Ceará

Guaiuba
O nome Guaiuba possui dois significados. O mais popular, foi trazido do tupi-guarani por José de Alencar, significando "por onde vêm as águas do vale".
Uma segunda versão designou o termo como sendo "bebida da lagoa". Ambas fazem relação com o mais importante recurso natural da localidade, a água.
Até o final do século XVIII, não havia registro de ocupação de espaço onde se localiza Guaiuba. Na verdade em 8 de setembro de 1682, foram doadas as terras que originam o município, mas seu donatário não veio tomar posse. Assim, a ocupação somente se consolidou ao longo do século XIX e por todo o século XX.
A história de Guaiuba começa nos primeiros anos do século XIX, com início da produção de café nas Serras de Baturité e Aratanha, cujas terras se adaptavam ao cultivo dos grãos. Além do café, foi produzido na região o algodão, produto muito importante para o desenvolvimento da capital, que o exportava para outras partes do mundo. Com o crescimento agrícola Guaiuba, que fica na região passou a ser habitada.


Localização de Guaiuba

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

Fonte: site da  prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.