Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sábado, 2 de junho de 2012

Cidade do Ceará

Pereiro
Segundo o historiador Antônio Augusto Vasconcelos, Juiz  Municipal de Pereiro, presidente da solenidade comemorativa da abolição dos escravos aquele comuna em 1883, concedidas as sesmarias nas Serras do Camará e de Pereiro, pela Câmara Municipal  de Icó, não havia ainda moradores naquela região serra. A serra do Pereiro foi habitada pelos índios Icós que lhe davam esse nome. No entanto, diz a tradição que Manoel Pereira, natural de  São Bernado de Russas, na seca de 1777 subiu a serra com a família, venceu seriíssimos obstáculos, a mata densa e inexplorada e ali construiu um nicho no lugar em que se edificou o povoamento.
Em 1777, o fazendeiro Manoel Pereira, edificou a primitiva capela, tendo como padroeiros São Cosme e São Damião. Desse assetamento e capela nasceria o arraial que recebeu o nome de São Cosme e São Damião.
Sua elevação à categoria de município ocorreu em dezembro de 1938. O topônimo Pereiro pode ser uma alusão a uma árvore em abundância na região, ou uma homenagem ao fazendeiro Manuel Pereiro, que assentou-se nessas terras por volta do século XVII.

Gentílico - pereirense

Localização
Localização de Pereiro

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.