Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Cidade do Ceará

Caririaçu
Situada sobre a plataforma da serra, São Pedro do Crato, São Pedro do Cariri, São Pedro e, finalmente Caririaçu tem sua provável origem vinda “de Cariri ou Kiriri”, podendo ter sido os primeiros habitantes da serra José Joaquim de Santana ou Miguel Cavalcante Campos, conforme  depoimento do historiador Irineu Pinheiro.
As terras eram habitadas pelos índios Kariri, Guari, antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os imigrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas as regiões dos Cariai, catequizaram os indígenas e os agruparam em aldeamento ou missões.  Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadearam notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio na corte portuguesa.
A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Ao redor da capela de: São Francisco e São Pedro, criadas a partir do século XIX, surgiu o núcleo urbano Caririaçu.
Em 1876, foi criado o município, que teve na povoação de São Pedro, então logo elevada a vila. Logo pós, foi elevada a categoria de cidade no dia 20 de dezembro de 1938.
CARIRIAÇU – Palavra indígena composta de Cariri ou  Kiriri (calado, taciturno) e Assú ou Açú ou Guassú (sufixo aumentativo).

Gentílico - caririaçuense 

Localização
Localização de Caririaçu

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.