Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Cidade do Ceará


Campos Sales
O povoamento inicial, com nome de Várzea da Vaca, tem como fato de expansão o numero de fazendas, situadas ao longo de suas dimensões geográficas, além do intercâmbio comercial mantido com o Piaui e o Pernambuco.
Crê-se que o primeiro sitio deu origem a primeira grande fazenda, pertencente a Eufrázio  Lázaro Ribeiro. Daí então o primeiro nome oficial, fazenda Várzea da Vaca. Nesta época  serviu como ponto estratégico para exercício expedicionário do capitão-mor José Pereira Filgueira, quando combatia o governo de Armas do Piauí, João José da Cunha Fidié.
Por ter seu território situado em zona de fronteiras, Campos Sales acolheu muitos líderes do movimento republicano em sua campanha contra o sistema monarca.
Em 1831, foi asilo político da heroína da Confederação do Equador, a cearense Bárbara de Alencar.
O progressivo povoamento da região resultou em grandes fazendas de criar, situadas às margens de ribeiras, reconhecidas por fertilidade e labor agrícola.
 No período de 1839 a 1858, a região conheceu significativo crescimento, atraindo um grande número de imigrantes, dentre eles alguns mascates italianos. Em 1831, por influência de italianos ali instalados, Várzea da Vaca passou a se chamar Nova Roma.
A emancipação política deu-se em julho de 1899. Em 1922, Campos Sales presenciou a Coluna Prestes e, em 20 dezembro de 1938, através da lei 530, Campos Sales, tornou-se efetivamente município.
O topônimo Campos Sales é uma alusão do quarto presidente da República Federativa do Brasil, Manoel Ferraz de Campos Sales.

Gentílico - campos-salense

Localização
Localização de Campos Sales

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.