Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Cidade do Ceará

Crateús
Os primeiros moradores da região foram os índios da tribo Karatis. Começaram a habitar o local ainda no século XVII. Tempos depois, as vastas terras que compõem a atual município de Crateús foram palmilhadas por Domingos Jorge Velho, o bandeirante, que viveu erigindo vilas e vadeando rios, levando avante o povoamento de grande parte do Nordeste. Durante muitos anos Crateús foi chamado de Piranhas, pela abundância  desse peixe que dominava os rios e os riachos das cercanias.
A  margem do rio Poty é instalada então, a fazenda Piranhas, nesse mesmo local construída uma capela em honra ao Senhor do Bonfim.
Em 1838, o povoado passa à categoria de vila e em 191, passa à categoria de cidade. Até então a localidade ainda não fazia parte do estado do Ceará, fato que só veio ocorrer em 1880, trocados pelas terras onde se situa o antigo Porto de Amarração.
Crateús teve uma grande importância na história política, geográfica e econômica do Ceará. Em 1880, o município cearense de Amarração, hoje conhecido como Luiz Correia, é incorporado ao território do Piauí em face de uma lei imperial. Em troca, o município de Príncipe Imperial, que hoje são as cidades de Crateús e Independência, passa à jurisdição do Ceará.
Origem do Topônimo Há varias versões para o topônimo Crateús: origem tupi - composta de CARÁ (batata) e TEÚ (lagarto): "batata de lagarto"; origem tapuia - provavelmente cariri, composta de KRA (seco) mais TÉ, formou KRATÉ ("coisa seca" ou "lugar seco") e YÚ (muito freqüente) "lugar muito seco ou ainda - composta de KARETIÚS ou KARATIS (índios que habitavam a área) e US ("povo" ou "tribo"), o que viria a ser "índios da tribo KARATI".
O município também foi palco de acontecimentos históricos. Em 1926, os revoltosos da Caluna Prestes, comandados no país por Luís Carlos Prestes passaram pela cidade. Dois integrantes da Coluna Prestes morreram durante tiroteios, o Tenente Tarquínio e o Cabo Antônio Cabeleira. Suas sepulturas encontram-se nas imediações da cidade.

Gentílico - crateuense

Localização
Localização de Crateús

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.