Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cidade do Ceará


Iracema
Em 1830, a atual cidade de Iracema não passava de simples fazenda, com pouco mais de uma dezena de pequenas habitações onde residiam os sitiados, os moradores que viviam do amanho da gleba e do labor do pastore. Chamava-se então Caxossó, Quixossó, ou ainda Caxopó.
Com o correr dos anos, o pequeno lugarejo foi progredindo, surgindo então o marco natural na conquista e no povoamento dos sertões, responsável pela criação de povoados na quadra do Ceará colonial: a ereção de pequena capela sob invocação de Nossa Senhora da Conceição.
De acordo com os dados do Censo de 1892, Iracema já possuía nessa remota época, uma população superior a dois mil habitantes.
Em 1890, de conformidade com o decreto nº 53, com data de 30 de agosto do ano citado, a povoação foi elevada à categorista denominação mudada para vila de Iracema, numa homenagem à personagem do romance “Iracema”, do ilustre escritor cearense José de Alencar. Pela lei estadual nº1.153 de 22 de novembro de 1951, que fixou a divisão territorial, política e administrativa do Ceará, após a reconstitucionalização do país, Iracema foi elevada à categoria de município com território desmembrado de Pereiro e a sua vila, consequentemente, elevada à categoria de cidade.

Gentílico - iracemense

Localização
Localização de Iracema

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.