Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cidade do Ceará


Russas
Não está esclarecida a origem do topônimo Russas. Alguns autores acreditam que o  nome foi inspirado pela ocorrência, ao norte da localidade, de blocos de granito que, vistos à distância, se assemelham a um lote de bestas russas.
Outra versão corrente, de cunho popular, admite haver residido nos arredores do antigo povoado "um velho que possuía cobiçado e vistoso lote de bestas", notáveis pela uniformidade de sua cor.
Finalmente, uma terceira versão deriva o topônimo da serra do mesmo nome, localizada no nordeste de Pernambuco. Alguma família pernambucana estabelecida na zona teria dado ao local aquela denominação, reminiscência sentimental do seu torrão de origem. 
Russas é uma das únicas cidades do sertão do Ceará, que originou-se de fortificação militar e localiza-se dentro do então território dos índios Potiguara, Paiacu, Tapairiu, Panati, Ico, Ariu. 
No século XVII os índios da região fizeram grande resistência à invasão dos portugueses e suas iniciativas econômicas. Era a chamada Guerra dos Bárbaros. Diante deste cenário é construído em 1701, a primeira fortificação militar no sertão cearense, o Forte Real de São Francisco Xavier da Ribeira do Jaguaribe. Este núcleo militar, que segurava 150 currais de gado, foi o início de Russas, que depois consolidou-se como entreposto dos vaqueiros que traziam gado do interior par vender no porto de Aracati na época do ciclo da carne de charque.
A região começou a ser colonizada por portugueses e seus descendentes oriundos da Bahia e Pernambuco.
Originalmente chamou-se Santo Antonio do Ouvidor, depois Sítio Igreja das Russas, São Bernado do Governador, São Bernado de Russas, e desde 1938, Russas.
Russas é também conhecida como a capital do Vale do Jaguaribe; Terra da Laranja, Terra de Dom Lino.

Gentílico - russano

Localização
Localização de Russas

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.