Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

As danças da região Sudeste

 Congada
 A presença  desse bailado popular é assinalada no Brasil colônia, ocorre do Ceará ao Rio Grande do Sul. Na Congada, existem dois grupos de negros que entram em luta. É a luta do Bem contra o Mal. O Bem é representado pelos cristãos, o Mal é o grupo de mouros. Há lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristãos vencem os mouros, que são batizados. E juntos fazem a festa em louvor a São Benedito, padroeiro dos negros em todo o Brasil.

Fandango
Nas cidades do litoral paulista, é muito popular. O fandango é rufado com passos marcados, com batidas de pés, é dançando até meia noite. Depois dançam os fandangos valsados, mais calmos.

Samba de Lenço
Esse samba caracteriza-se pelo lenço usado como adorno por mulheres e homens, que representa a devoção por São Benedito. Na dança, homens enfileirados de um lado e mulheres do outro. O enredo das músicas baseia-se em pequenas crônicas de  acontecimentos locais, com melodias curtas e simples.

Catira ou Cateretê

A dança representa um segmento da arte popular brasileira em que seus componentes, quase sempre do sexo masculino, dançam ao som das modas de viola ou recortadas, com passos simétricos, ritmados pelas palmas e pelos sapateados de suas botas num sincronismo quase perfeito.
A dança tanto é conhecida Cateretê, Catira ou Bate-pé. (Na verdade o Bate-pé vem a ser o cateretê em que os dançarinos executam o sapateio) e é o divertimento que outrora mais animava a população rural. O caipira  do interior paulista encontrava no "bate-pé" o melhor meio de fuga ou derivativa das canseiras e monotonia da vida roceira.
Para conhecer mais acesse o Grupo Catira Brasil.  
http://www.catirabrasil.com.br/catirabrasil.html 

46 comentários:

  1. eu amei gostei muuito mesmo interesante

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito,me ajudou no meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ajudou mesmo no meu trabalho de historia tbm..

      Excluir
    2. tambem ajudou no meu seminario !!!!!!!!!!

      Excluir
    3. otimou ajudou de mais no meu trabalho

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Gostei muito!!
      Me ajudou muito na minha tarefa!!💓✌🏻

      Excluir
  3. gostei muito nos ajudou muito no trabalho

    ResponderExcluir
  4. obrigado viu mto dez,valeu pela ajuda!!bjocas!!!

    ResponderExcluir
  5. 18 de maiu de 2013 gostei munto

    ResponderExcluir
  6. muito bom, me ajudou muito

    ResponderExcluir
  7. esse documentário é otimo para estudantes,para eles fazereem trabalhos de educação ffisica etc

    ResponderExcluir
  8. como coloca esses enfeites e brilhantes que se movem no blogger eu sou lucas dono do blogger TUDO QUE A DE BOM E INTERESSANTE e queria uma resposta pfv?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, todas essas imagens encontramos em sites
      de gifs animados no google.
      Dê uma olhada você poderá encontrar muita coisa legal!

      Excluir
  9. Tipo gostei bastante para me ajudar no trabalho na parte TEORICA mas o problema é tbm tem a pratica kkkkkkkk lascou-se vlw a ajuda!

    ResponderExcluir
  10. estava precisando para uma pesquisa da escola e encontrei tudo o que queria yes bay !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom também precisava e encontrei parceiro chegado !:)

      Excluir
  11. amei me ajudou muito msm agradeço de coraçao

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. ner nao tem nem uma informaçao complementar

      Excluir
  13. Gostei muito.. essa pesquisa era pra um trabalho de escola.. e a prof gosto muito !

    ResponderExcluir
  14. e iso me ajuda no seminario do sudeste

    ResponderExcluir
  15. e iso me ajuda no seminario do sudeste

    ResponderExcluir
  16. eu preciso fazer um trabalho e tenho q dançar algo gaucho so q tem q ser so feminino

    ResponderExcluir
  17. ajudou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  18. muito bom,me ajudou muito.Perfeito.

    ResponderExcluir
  19. ajudou muito na minha pesquisa

    ResponderExcluir
  20. nao me ajudou no meu trabalho

    ResponderExcluir
  21. muito legal ajudou muito meu trabalho de aula parabéns para o dono da pagina.

    ResponderExcluir
  22. VLW AJUDO MUITO PCR NO MEU TRABALHO

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.