Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Capela atrai atenção de visitantes

Com área de 21 metros quadrados, o templo desperta a curiosidade por conta de suas características arquitetônicas, influenciadas pelo Art Decó.

 A capela dedicada a São Sebastião, situada na localidade de Tabuleiro dos Mendes, na zona rural do Município de Antonina do Norte na Região do Cariri, às margens da CE-375, desperta a atenção de quem passa pela rodovia. O templo é pequeno, tem área de apenas 21 metros quadrados, e mais parece uma construção em miniatura. Os curiosos param, tiram fotos e querem saber se na igrejinha há celebrações.
A capelinha foi erguida em 1947, por decisão da proprietária de terras Maria Mendes Rates. É, portanto, uma propriedade particular. "A minha tia, Maria Mendes, fez uma promessa de que se a Segunda Guerra Mundial acabasse, ela construiria uma capela dedicada a São Sebastião", conta a aposentada Maria das Graças Arrais Mendes.
A capela foi construída sob influência do estilo Art Déco. Dispõe de telhado em queda d´água lateral e de três portas laterais e uma frontal, todas estreitas, de duas bandas. Há dois basculantes na frente ao lado da entrada principal. Na fachada superior, um conjunto de vitrais dá harmonia à obra. Há um nicho com um sino e no alto uma pequena cruz com imagem de Jesus. "O destaque dessa igrejinha é o frontão escalonado (escadinha) e sobressaltado em planos diferentes", observa o arquiteto Brennand Souza. "O altar é uma tentativa de imitar o barroco".
O piso interno é de mosaico e há duas fileiras de bancos, pequenos, que lembram aquelas antigas carteiras escolares em que sentavam dupla de alunos. O altar não possui sacrário, mas dispõe de três nichos, iluminados, com imagens de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Sebastião (centro) e São José. Flores artificiais e velas compõem o cenário sacro. Nas paredes laterais, há imagens de santos dispostos em suportes de madeira.

2 comentários:

  1. Iaí meninas!!! Estava com saudades do blog!!!

    Sempre trazendo matérias muito interessantes!!!

    A capelinha é mesmo fantástica! Só não sei se com o meu tamanho eu iria caber dentro da capelinha (ficaria algo meio João e o pé de feijão..rsrs) Adoraria conhecer essa "miniatura da fé" que tem uma história bem bacana!!!

    Eu ainda preciso conhecer o Centro Devocional de vocês, ou melhor, de Yogananda..rs Ele é um dos yoguis que ainda preciso aprofundar um pouco os estudos. Vocês podem me dizer aonde fica??

    Forte abraço,
    Francisco Holanda

    ResponderExcluir
  2. E nós com saudades de seus comentários... Segue resposta por e-mail.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.