Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

São Luís

Patrimônio Cultural da Humanidade faz 400 anos 
Fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, São Luís, capital do Maranhão vive a euforia dos 400 anos

O centro histórico, com belos casarões, é um dos atrativos
O momento é festivo para os maranhenses, que comemoram os 400 anos da capital, que se apresenta com suas belezas naturais e sobretudo, seus prédios históricos que lhe conferiram o cobiçado título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

 O nome da capital do Maranhão é uma homenagem dos franceses ao Rei da França, Luís IX, também chamado de São Luís. O rei ficou popular porque durante seu reinado a França teve um excepcional poder político, econômico, militar e cultural. O país viveu "o século de ouro de São Luís". Assim, os franceses, em homenagem ao monarca, puseram o nome de São Luís na nova cidade.

 O maior atrativo de São Luís é o centro histórico, uma área de 220 hectares. Ali, existem cerca de 2.500 imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual e 1000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

O sítio inclui belos sobrados com mirantes, muitos revestidos com preciosos azulejos portugueses; casas térreas e solares. Os sobrados possuem até quatro pavimentos, sendo o térreo ocupado por lojas comerciais e os outros pisos por residências. Os solares, sobrados suntuosos, possuem detalhes refinados e as casas térreas são passíveis de classificações, como por exemplo, morada inteira (porta com duas janelas de cada lado) e meia morada (porta lateral e duas janelas).

 
 Sobrados com mirantes, muitos revestidos com preciosos azulejos portugueses

Entre as edificações históricas de destaque estão o Palácio dos Leões (sede do governo do Estado), o Palácio de La Ravardière (sede da prefeitura), a Catedral de São Luís, o Palácio Episcopal, o Convento do Carmo, o Convento das Mercês, a Casa das Tulhas, as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, das Fontes e das Pedras e o Teatro Artur Azevedo. 

Teatro Artur Azevedo

Ficheiro:PrefeituradeSaoLuis.jpg
Palácio de La Ravardière (sede da prefeitura)

Ficheiro:SaoLuis-Cathedral.jpg
Catedral de São Luís

400 anos
A população de São Luís está em contagem regressiva para a celebração dos 400 anos da cidade e advertida por um relógio comemorativo, que pontua exatamente quantos dias e horas faltam para a grande data. O relógio foi instalado pela Prefeitura de São Luís, na cabeceira da ponte sobre o Rio Bacanga, no bairro São Francisco. O cronômetro regressivo foi desenvolvido com base no layout da marca oficial do quarto centenário da capital maranhense, escolhida em votação popular.
O relógio tem oito metros de altura por 2,70 metros de largura, é digital em led, com painel sinalizador e aplicação de adesivo digital nas duas faces com o logotipo dos 400 anos. É mais um presente para a cidade e uma referência dos 400 anos. Seus idealizadores advertem que o instrumento é um contador regressivo para dias e horas e não para marcar o horário local.
Fonte:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1095205

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.