Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Conhecendo Sobral


Sobral está situado na Região Noroeste do Ceará, a 238 quilômetros de Fortaleza, entre as águas do Rio Acaraú e a Serra da Meruoca, Sobral limita-se  ao Norte com os Municípios de Massapê, Santana do Acaraú e Meruoca, ao Sul com Santa Quitéria, Groaíras e Cariré, a Leste com Itapipoca, Irauçuba e Canindé, e a Oeste com os Municípios de Coreaú, Mucambo e Alcântara.
É chamada de Princesa do Norte, por ser a principal cidade da Região Norte do Estado, que compreende 34 municípios, sendo assim a segunda mais importante em termos econômicos e culturais.
A cidade foi fundada por famílias que fugiam da guerra contra os holandeses no século XVII, foi elevada a vila em 1722 com a denominação de Vila Distinta e Real de Sobral, se transformou em cidade em 1841. Foi um dos centros abolicionistas do Ceará desde 1871. Quando foi proclamada a libertação dos escravos em 1888, a cidade já não tinha nenhuma pessoa escravizada.
      Sobral foi palco de uma importante confirmação física. Astrônomos e físicos do mundo inteiro se deslocaram a Sobral afim de comprovar (com a ajuda de um eclipse) a distorção que a luz sofre ao chegar no Planeta Terra. Com tal confirmação, Albert Einstein pôde comprovar sua Teoria da Relatividade.

O centro histórico de Sobral foi tombado em 1999, fato que acentuou o sentimento de valor que o sobralense tem pelo município. A consideração da cidade como Monumento Nacional estabelece novos patamares da autoestima das pessoas com o seu lugar, observa-se a ausência de pichações nas igrejas e monumentos. 

Patrimônios retratam a arquitetura e história da cidade

Teatro São João
 Primeiro equipamento tomado pelo município,o Teatro São João é o segundo mais antigo do Ceará, construído entre 1877 e 1880. Restaurado em 2004, o Teatro possui estilo neoclássico, estrutura moderna de som e iluminação e capacidade para 300 pessoas. É  um equipamento de grande valor histórico para o Estado.


Museu do Eclipse
museueclipseborda.jpg (27635 bytes)
Criado em 1999 pela Prefeitura Municipal, o Museu do Eclipse é uma homenagem à visita inédita de uma expedição cientifica que foi a Sobral, em 1919, comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Em exposição permanente, o museu conta com painéis, fotos, instrumentos utilizados pelos cientistas e um telescópio mais potente e avançado das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Aberto de terça a sábado, de 8h às 21h, e aos domingos, de 8h às 12h.


Museu Dom José
Considerado o maior museu do Ceará e um dos maiores do Brasil em Arte Sacra, está no coração do centro histórico. Fundado em 1951 por Dom José Tupinambá da Frota, possui um rico acervo de mais de 30 mil peças do Ceará, Maranhão, Pará e Amazonas. O prédio foi construído em 1844, em estilo império. Aberto de terça sexta, de 8h às 11h e de 14h às17h. Sábado e domingo, de 8h às 12h.


Arco de Nossa Senhora de Fátima - Arco do Triunfo

Cartão postal da cidade, o Arco de Nossa Senhora de Fátima foi construído em 1953, com incentivo de Dom José como marco da visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima a Sobral. Situado no Boulevard Pedro I, hoje Av. Dr. Guarany, é um dos monumentos que mais caracterizam a cidade.


Igreja da Sé

Remanescentes do antigo conjunto arquitetônico de Sobral, a Igreja da Sé (Matriz) possui uma das fachadas mais bonitas do Ceará. Notável pórtico com arco de pedraria lavrada, importada de Portugal, a Igreja foi construída em meados de 1970 e demolida em 1777, devido às péssimas condições. No ano seguinte, foi lançada a pedra fundamental da atual matriz.

Casa da Cultura

Casarão construído  pelo Pe. Francisco Jorge de Sousa, por volta de 1856. Após sua morte, o prédio foi vendido ao senador Francisco de Paula Pessoa, e por longos anos foi residência das famílias Paula Pessoa / Figueiredo, reconstruído em 1867, guardando suas linhas arquitetônicas originais. Sobre os escombros do tradicional "Solar dos Figueiredos", A Casa da Cultura de Sobral surge. Hoje, a casa abriga a Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral e dispõe de galerias, sala de cine-vídeo, atelier e espaço de convivência.

Biblioteca Municipal

O nome Lustosa da Costa é uma homenagem  a este que foi um dos grandes jornalistas cearenses e incansável divulgador da cidade de Sobral. Foi inaugurada em 14 de novembro de 2005, conta com um acervo de mais de 15.000 volumes entre grandes escritores regionais, nacionais e internacionais.

 Praça de Cuba (antiga Praça da Meruoca)
Praça de Cuba

Praça Coluna da Hora
Praça da Coluna da Hora, Sobral-CE

Becco do Cotovelo
becco.JPG (16154 bytes)              
O becco do cotovelo, espaço lúdico e etnológico, é o ponto de maior atração no cotidiano da Cidade, por veicular a cultura oral, costume por demais característico  do interior cearense.


Monumento em homenagem a Albert Eistein na UVA
Ficheiro:Alberteinsteinuva.jpg


Rodoviária


Aeroporto



Imagens Aéreas da Cidade


Faculdade de Medicina


Vista panorâmica da cidade (sudeste - noroeste)  (pista do aeroporto Virgílio Távora)


Ponte Pref. José Euclides Ferreira Gomes, sobre o Rio Acaraú


Vista panorâmica da Universidade Estadual Vale do Acaraú


Estádio do Junco


Escola Agrícola - Cultivo de Uva, produção do Vinho Sobral, mudas e criação de caprinos

Nossa homenagem a essa cidade maravilhosa.

3 comentários:

  1. Sobral, minha cidade. Muita saudade! Adriano de São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Sobral é tudo de bom! Orgulho de ter amigos nessa cidade maravilhosa.
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.