Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

domingo, 11 de dezembro de 2011

O artesanato da região Nordeste

O artesanato é também uma parte relevante da  produção cultural do Nordeste, sendo inclusive o ganha-pão de milhares de pessoas por toda a região. Devido à variedade regional de tradições de artesanato, é difícil caracterizá-los todos, mas destacam-se as redes tecidas e, às vezes, bordadas com muitos detalhes, os produtos feitos em argila, palha e madeira (por exemplo, da carnaúba, árvore típica do sertão), além das rendas, que ganharam destaque no artesanato cearense. Outro destaque são as garrafas com imagens feitas manualmente em areia colorida, um artigo produzido para ser vendido para os turistas. No Maranhão, destaca-se artesanatos feitos da fibra do buriti (palmeira), assim como artesanatos e produtos do babaçu (palmeira nativa do Maranhão).  


Rede com varanda bem trabalhada

Rede bordada em ponto cruz

Artesanato blusas e bolsas em renda de bilro feito a mão

Rendeira  

Renda de bilro


Chapéu de palha da carnaúba


Artesãs confeccionado chapéus


Vassouras de Palha da Carnaúba

Artesanato feito em argila


Artesanato em madeira

Copos com imagens feitas manualmente em areia colorida

Artesã mostrando seu trabalho

Artesanato da fibra do buriti


Artesanato feito do babaçu



Carrancas

Carrancas é uma escultura com forma humana  ou animal, produzida em madeira e utilizada a princípio na proa das embarcações que navegam pelo rio São Francisco. Espalhou-se no Brasil como uma forma de arte popular, sendo vendida em feiras e lojas de produtos artesanais. Não se sabe ao certo se sua origem é negra ou ameríndia, ou se seriam amuletos ou simplesmente ornamentos. Os artesãos que produzem carrancas são chamados de carranqueiros.

85 comentários:

  1. Érika e Bárbara, conheço o artesanato da palha da carnaúba. Morro na Serra da Meruoca, onde se faz muito chapéu de palha. É um trabalho muito bonito e é uma pena que só seja valorizado depois que é vendido para outras regiões ou até mesmo exportado.
    Gostei do blog de vocês, um belo trabalho!
    Um abraço da Marlene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa me ajudou mt no meu trabalho.. muito obg ��

      Excluir
  2. Isso mesmo Marlene.
    Conhecemos a Serra da Meruoca e o artesanato da palha da carnaúba é realmente muito bonito. Merece ser mais valorizado. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. meu pai tem os copos coloridos de areia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu eo meu pai tbm tem

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Aqui em casa temos muitas garrafas, copos e taças com areia. É um trabalho realmente muito bonito

      Excluir
    5. E muito bunito os copos colorido de areia

      Excluir
  4. Respostas
    1. vdd,tou fazendo a liçao ne ai ta pergunta qual era o nome das bonecas e tal ameii

      Excluir
  5. eu adorei muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. nossa que legal esse site adoreiiiiiiiiii muito bom me ajudou mt obrigada ameiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  7. nossa que legal esse site adoreiiiiiiiiii muito bom me ajudou mt obrigada ameiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  8. Olá Gabi! Agradecemos a sua presença em nosso Blog.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. gostei muito fiz u mtrabalho com ele

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. noo meu tbm tenho que fazer um trabalho sobre o que tem na região nordeste.. tenho que pesquisar sobre as comidas tipicas, danças e etç mas está mee ajudando muito também..:)

      Excluir
    2. Malu, se possível, pesquise também no livro História do Ceará de Renata Paiva e Geografia do Ceará de Francisco Coelho Sampaio.

      Excluir
  11. ajudou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  12. essa e muito boa e vai ajudar no meu trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  13. qual é o nome dessas esculturas

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!!

    Estou interessada em comercializar o artesanato cearense em minha região, mas gostaria de ter contato direto com os produtores. Poderia me ajudar?
    Abraços. O blog está lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiane!
      Que tipo de artesanato seria? Palha, renda, bordado...?
      Beijos!

      Excluir
    2. www.nordesteartesanatos.com.br
      lá tem muitas opções e preços de revenda

      Excluir
  15. ola, meu nome e luzia, sou de minas e tenho uma loja de artesanatos nordestino e tenho tido muitos pedidos de rendas, gostaria de saber se vocês podem me ajudar, me passando o contato de alguma rendeira. Um abraço,orbigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luzia!
      Temos o telefone e o e-mail da Sâmia.
      Fone/Fax: (85)3212.3118
      Res. 3491-0505
      Cel. 8850-8626
      E-mail: boutiquedsamia@hotmail.com

      Tarcila: Fone: (85)3267.1991
      Cel. 99224677

      Maria: Fone: (85)3233-1241
      Cel. 9775-1706

      Veja também os sites: http://encetur.com.br
      htpp://www.mercadocentraldefortaleza.com.br

      Tenha bons contatos e volte sempre!
      Abraços.

      Excluir
  16. Gostei muito do atesanato feito em madeira o da foto 10, de que regiao pertence esse artesanato? Voces tem o contato com eles?

    ResponderExcluir
  17. mt legal esse blog e me ajudou no trabalo

    ResponderExcluir
  18. Muito bom mesmo o site, parabéns.

    ResponderExcluir
  19. MUITO OBRIGADO MIM AJUDOU BASTANTE

    ResponderExcluir
  20. Moro em Jaguaruana- Ceará
    Mais conhecida como a terra da rede. É basicamente a fonte de renda da cidade, a venda e exportação das redes de boa qualidade!
    Muito bom o blog, PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  21. muito interessante ao artesãos são bem trabalhado :)

    ResponderExcluir
  22. adorei este site me ajudou bastante na minha pesquisa!!

    ResponderExcluir
  23. #
    adoreeiii vcs estao de parabens#

    ResponderExcluir
  24. obrigado vcs ajudram d+ a fazer o meu trabalho de geografia ! :)

    ResponderExcluir
  25. presiso de alguma coisa fácil para fazer na escola

    ResponderExcluir
  26. Muito legal, bem resumido e com muitas imagens , estão de parabens, continuem com o blog! :)

    ResponderExcluir
  27. Muito bom só que não consegui copiar.

    ResponderExcluir
  28. vai servir para o meu trabalho de escola !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. me ajudou tb no cartaz pro trabalho na escola!!!!! fiquei procundo a manhã inteira........... aff to cansada,mais além disto foi legal copiar e procurar

    ResponderExcluir
  30. me ajudou tb no cartaz pro trabalho na escola!!!!! fiquei procundo a manhã inteira........... aff to cansada,mais além disto foi legal copiar e procurar

    ResponderExcluir
  31. Oii ...
    então eu tenho um trabalho de escola pra fazer sobre as coisas tipicas do folclore das regiões suldeste,nordeste,note,sul,leste, oeste tem como eu façoo me ajudaa pf

    ResponderExcluir
  32. pq ñ to conseguindo copiar e colar? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora estou :3
      Muiiiito bom o site,rico de imagens e palavras...

      Excluir
  33. sou artesão mas estou parado por falta de insentivo não trabalho com artesanato há um ano e meio, gostaria de fazer contato com pessoas ou lojas que pudessem expor meu trabalho e me ajudar a voltar.

    ResponderExcluir
  34. sou artesão mas estou parado por falta de insentivo não trabalho com artesanato há um ano e meio, gostaria de fazer contato com pessoas ou lojas que pudessem expor meu trabalho e me ajudar a voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reginaldo!
      Onde você mora? Você mora em Fortaleza? Você já visitou o Centro de Artesanato do Ceará (CEART)?
      O espaço tem artesãos de diversas partes do Ceará e muitos produzem suas peças aos olhos dos visitantes.

      Confira o link:
      http://www.fortaleza.ce.gov.br/turismo/produtos-artesanais

      Sucesso para você e obrigada pela visita!

      Abraços das meninas!

      Excluir
    2. Reginaldo que tipo de trabalho você faz ??? Preciso para minha loja .

      Excluir
  35. Olá, eu estudo na escola E.M.E.B Jorge Bierrenbach da Castro e minha pro pediu esse trabalho, mas eu queria que tivesse mais escritas..........Obrigada.Mesmo assim me ajudou.....Beijos...!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, agradecemos sua visita. Esperamos que na próxima, você encontre tudo que precisa.
      Beijos das meninas.

      Excluir
  36. Muito obrigada, encontrei tudo q eu qria aki, bjs

    ResponderExcluir
  37. Essas redações são muito boas gostei muito .........

    ResponderExcluir
  38. Como consigo falar com esses fornecedores? Preciso para minha loja, aqui no estado de São Paulo.

    ResponderExcluir
  39. Gabriele, veja o link: http://www.telelistas.net/locais/ce/fortaleza/artesanato+e+artigos+regionais/145679544/encetur+centro+de+turismo
    Abraços.

    ResponderExcluir
  40. gostaria de saber como comprar estas peças de madeira e os copos de areia ;se possível me enviem par :dilsongualberto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. gostei muito do trabalho nos copos com areia queria saber se vcs fazem encomendas porfavor me de alguma resposta

    ResponderExcluir
  42. queria uns 30 a 40 copos de areia email evaniopereiradossantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Vejam no meu blog www.sertaodesencantado.blogspot.com o trabalho artesanal CASINHAS DO SERTÃO - Artesanato do interior da Bahia - Miniatura feita pela artesã Drika. Apesar de ser excelente e primoroso - esse artesanato minucioso da artesã baiana - não tem nenhuma divulgação por parte da prefeitura local.

    ResponderExcluir
  44. obrigado ajudou bastante!!!

    ResponderExcluir
  45. Valeu ! Ajudou muito, espero que ajude outro também. Como me ajudou

    ResponderExcluir
  46. Quero comprar artesanato nordestino, algum contato? Quero desde artesanato em argila e tapetes e bordafos

    ResponderExcluir
  47. Quero comprar artesanato nordestino, algum contato? Quero desde artesanato em argila e tapetes e bordafos

    ResponderExcluir
  48. Parabens pela iniciativa, e seria bom se vc divulgasse as artes juntamente com informacoes qe levam ao artezao. Mas mesmo assim ta otimo.
    Se vc tiver tel email ou watssap de algum artezao de escultura em argila ou mesmo em madeira por favor forneca pra mim pois to procurando um ou uma que consiga moldar uma esculturinha pra mim, qe pra ficar boa tem qe complementar com cores.
    Aguardo informacao, meu watssap e 6798416199
    Grato pela atencao.

    ResponderExcluir
  49. Muito Bacana seu blog valorizando a cultura atraves do Artesanato.

    ResponderExcluir
  50. Gostamos muito do seu blog, sempre que tivermos um tempinho, passaremos por aqui pra prestigiá-la.

    http://www.aartedenewtonavelino.com/2013/12/isso-aqui-e-um-pedacinho-do-brasil.html

    WWW.AARTEDENEWTONAVELINO.COM

    ResponderExcluir
  51. Esses copos de areia nao sao de uzo el3s sao so de enfeites

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.