Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A música e a dança na região Nordeste

Na música popular nordestina, destacam-se ritmos, tais como: o coco, o xaxado, o samba de roda, o baião, o xote, o forró, o axé, o frevo...
O Coco

O coco é um ritmo originário de Pernambuco. O nome refere-se à dança e ao som deste ritmo. Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, em fileiras ou em círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino.

O Xaxado
 Xaxado é uma dança popular brasileira originada nas regiões do agreste e do sertão nordestino. Era muito praticada pelos cangaceiros da região, quase sempre, em celebração às suas vitórias. O nome é derivado ao barulho das sandálias dos cangaceiros contra a areia do sertão. Xaxado é uma dança de guerra e de entretenimento, criada pelos cangaceiros de Lampião.

O Samba de Roda
O samba teria surgido por inspiração, sobretudo, de um ritmo africano, o semba, e teria sido formado a partir de referências dos mais diversos ritmos tribais africanos. O Samba de Roda, no Recôncavo Baiano, designa uma mistura de música, dança, poesia e festa. Presente em todo o Estado da Bahia, o Samba de Roda é praticado, principalmente, na região do Recôncavo. Porém, o ritmo se espalhou por várias partes do país, sobretudo, Pernambuco e Rio de Janeiro.

O Forró
Forró é uma festa popular brasileira, de origem nordestina. No forró, existem vários ritmos, como o baião, a quadrilha, o xaxado e o xote, que veio de Portugal. O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950. Foi Luís Gonzaga que consagrou o forró no Brasil e contribuiu muito para que a cultura do sertão nordestino fosse difundida pelo país. O Nordeste era, quase sempre, representado nas músicas do compositor.

O Frevo

O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no Estado de Pernambuco. Ele é resultado da mistura de marcha, maxixe e elementos, da capoeira. Surgido na cidade do Recife no século XIX, o frevo caracteriza-se por ser um ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.

O Bumba-meu-boi

Bumba-meu-boi, Boi-bumbá ou Pavulagem é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Como dança dramática, o bumba-meu-boi adquiriu, com a passagem dos anos algumas cateterísticas dos autos medievais, o que lhe dá o caráter de veículo de comunicação.

268 comentários:

  1. Respostas
    1. dinada foi so um elogio

      Excluir
    2. vlw por fazer o meu trabalho :) Muito grata !!

      Excluir
    3. Adorei deu Pra Fazer meu trabalho ! vlw Mesmo :)

      Excluir
    4. grande mais valeu a pena

      Excluir
    5. é show isso ai biju taita

      Excluir
    6. estava precisando muito para um trabalho escolar estou no 5 ano e agora encontrei muito obrigada para que postou esse lik

      Excluir
    7. oiew gente adorei as respostas de vc's

      Excluir
    8. Adoreii vc me ajudou d+ para mim vc teve a melhor resposta da net a mais completa...

      Excluir
    9. adorei deu para fazer todo o trabalho vlw

      Excluir
    10. Espero mi ajdr tbm.
      Quero #arrasar na fera regional

      Excluir
    11. valeu muinto bom espero que me ajude bastante...

      Excluir
    12. valeu ajudou muito

      Excluir
    13. Muito obrigado vocês acabaram de me dar 15pontos da escola ����

      Excluir
    14. adorei mim ajudou a fazer o trabalho da escola

      Excluir
  2. muito muito bom mesmo!!!♥☻☺

    ResponderExcluir
  3. adorei esse texto e muito legal Erika e barbara abrigado por posta esse texto para as pessoas!!!♥☻☺♦♣♠•◘○♫☼↓☼3♣

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por gostar do nosso trabalho.
    Adoramos seu comentário.Volte sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei eu tava precisando muito disso


      OBR!


      ASS. GABY

      Excluir
    2. ei preciso de uma musica da regiao nort pra hj...
      alguem pd me ajudar!!
      humor:discisperada

      Excluir
    3. ei preciso de uma musica da regiao nort pra hj...
      alguem pd me ajudar!!
      humor:discisperada

      Excluir
  5. Amo o Nordeste!!! Amo o Ceará!!!

    ResponderExcluir
  6. muito legalesse texto que vcs fizeram me ajudou muito com meu trabalho graças a vcs eu tirei a nota maxima no trabalho parabens vcs sao muito boas mesmo

    ResponderExcluir
  7. É muito gratificante para nós sabermos que o blog está contribuindo dessa forma!!! Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Adoreiiii o site é otimoooooooo

    ResponderExcluir
  9. ameii seu blog é muito bom com muitas imformaçoes e esta me ajudando muito obrigado bjs

    ResponderExcluir
  10. ja tenho meu trabalho de artes resolvido... lol

    ResponderExcluir
  11. TRABALHO DE GEOGRAFIA E TODOS M FOI OTIMO

    ResponderExcluir
  12. eu adoreii este site me ajudou muito no meu trabalho adro seu trabalho...atimiro muito eu tirei um 10 nesse trabalho obg mesmo bjos

    ResponderExcluir
  13. obrigado por me ajudar foi muito útil ! o site e demais parabéns e mais uma vez muito obrigado !!!!!!!!!!!! v@leu kk !

    ResponderExcluir
  14. Obrigada vc me ajudou muito na tarefa de casa!!Obrigada

    ResponderExcluir
  15. eu adorei muito obrigada gemte eu amo vcs todos bj de gabrielly thal

    ResponderExcluir
  16. amei adorei me ajudou muito

    ResponderExcluir
  17. Cara deixa de ser chato a menina já sabe que o sit é legal você disse isso mais de 1000 vezes que tédio...

    ResponderExcluir
  18. Everу pаrticipаnt obserνеd рosіtive аѕpeсts
    thrοughοut the critique.

    My web-sіte :: wiki.phl.univie.ac.at

    ResponderExcluir
  19. Oow my god is one syte perfect

    ResponderExcluir
  20. Muito legal, me ajudou bastante!!

    ResponderExcluir
  21. parabens a regiao nordeste pela cultura da sua regiao

    ResponderExcluir
  22. With this sіgnifiсantly оf wonԁerful pгaisеs for the sοlution, it is
    no wondeг thаt it haѕ bеen on
    mајor from other brands of stretch marκ
    creаms.

    Looκ into mу blog post - Http://Www.Prnewswire.Com/News-Releases/Trilastin-Review-And-Latest-Coupon-Code-Savings-Released-At-Awesomealldaycom-190256601.Html

    ResponderExcluir
  23. Oi meu nome é Ana Clara e quero dizer que gostei muito , parabéns , pra vocês duas !

    ResponderExcluir
  24. que coisa eu vou ter que dança na escola isso

    ResponderExcluir
  25. Finаl resultѕ ωill most likely be shoωn іf utilized
    30 minutes each and eѵerу day.

    My web sitе - http://www.squidoo.com/flex-belt-review-and-discount

    ResponderExcluir
  26. The flex ωаistband dеmands a lοad of
    buуers.

    Feеl free to visit my webpаge listing4articles.info

    ResponderExcluir
  27. The fleх waistband dеsireѕ a
    lοad οf ѕhoppегs.



    Αlso vіsit my ωеb-site; the Flex Belt

    ResponderExcluir
  28. muito bom o blog, estao de parabens por passar conhecimento as outras pessoas! :)

    ResponderExcluir
  29. quem fes esse blog e envangelico? se for esta muito bom!

    ResponderExcluir
  30. Esta página é ótima, foi uma grande utilidade para o meu trabalho de português, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos Martha, pela visita e comentário.

      Excluir
    2. tudo pro apredizado de vcs..

      Excluir
  31. Amei,me ajudou muito no meu trabalho!

    ResponderExcluir
  32. gostei muito afinal mim ajudou e muito no trabalho de cultura e fiquei sabendo mais coisas sobre minha terra que eu ñ sabia

    ResponderExcluir
  33. Muito bom,cultura nordestina é encantadora.

    ResponderExcluir
  34. obrigada vai me ajudar muito no meu trabalho de geografia baleu mesmooooo!!!!!

    ResponderExcluir
  35. muito bom, parabéns meninas...

    ResponderExcluir
  36. muito interessante vc esta de parabens

    ResponderExcluir
  37. adorei suas iformaçoes e seu blog esta de parabens valeu pela ajuda

    ResponderExcluir
  38. valeu pela ajuda seu blogspot ta ben maneiro adorei
    !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  39. Muito obrigada me ajudou muito em um trabalho!!

    ResponderExcluir
  40. Muito Obrigado Mim Ajudoou Demaiis ;]

    ResponderExcluir
  41. Muito esse site me ajudou bastante ;-)

    ResponderExcluir
  42. gostei muito do sit de vcs!!!! PARABENS

    ResponderExcluir
  43. UUUU thank's you Good Site Thak's xoxo .

    ResponderExcluir
  44. so musica queria danças

    ResponderExcluir
  45. MUITO LEGAL AJUDO MUITO

    ResponderExcluir
  46. I am actually grateful to the holder of this web page who has shared this impressive post at at this place.



    Here is my weblog dog biscuit recipe

    ResponderExcluir
  47. For hottest neωs you have to pay a quick visit thе web and оn the web I founԁ thiѕ website as a best website for hottеst upԁatеѕ.


    Here is my weblog; dog biscuit recipe

    ResponderExcluir
  48. I blog frequеntly and I гeally thanκ you
    for yοuг informatiοn. The artiсle has truly peakeԁ my іnterеѕt.
    I will bοok mагk your blog аnd keeр chеcking fοr new information
    about once a week. I subscribed to your Fеed
    too.

    Herе іs my weblog ... dog tгeаtѕ гecipes
    ()

    ResponderExcluir
  49. bem resumido , muito bom me ajudou bastante..

    ResponderExcluir
  50. I κnоw thіѕ іf оff topіс but I'm looking into starting my own blog and was curious what all is required to get setup? I'm assuming havіng a blοg liκe
    yours wοuld coѕt a ргetty penny?
    I'm not very internet smart so I'm not 100% sure. Anу suggestions or adviсe ωοuld be grеatly apρreciated.
    Apprecіаte it

    Also vіѕit my wеblog - dog treats recipes

    ResponderExcluir
  51. adorei ajudou no meu trabalho de geografia.
    obrigado

    ResponderExcluir
  52. Adorei esse blog....vcs estão de parabéns.....
    :-).....

    ResponderExcluir
  53. estou tentando imprimir para levar para meus alunos em sala,mas não consigo. Como posso imprimir. Preciso do mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  54. Adoreii para o meu trabalho!! Me ajudou muito!!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  55. Adoreii para o meu trabalho!! Me ajudou muito!!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  56. LEGAL, MUITOO OBRIGADA Adoreeeiiii...

    ResponderExcluir
  57. esta fautado a capoeira q foi nascido no nordeste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente mas tambem pode pregar figuras o meu trabalho e de geografia

      Excluir
    2. Gente mas tambem pode pregar figuras o meu trabalho e de geografia

      Excluir
  58. Muito legql me ajudou pra caramba no trabalho

    ResponderExcluir
  59. Eu estava precisando de um trabalho sobre a região nordeste e seu site Érika e Barbara me ajudou muuuuuuuuuuuuuuuuito


    Obrigado

    BJS sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  60. anonimo para de falar toda hora obriga,esse site e otimo entre outras coisas isso ta enchendo a paciencia pf paraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  61. e esse site esta me ajudamdo muito vcs sao demais
    obg

    bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  62. e esse site esta me ajudamdo muito vcs sao demais
    obg

    bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  63. show fez meu trabalho todo kk

    ResponderExcluir
  64. ñ consegui copiar joa pedro entao nao me ajudou

    ResponderExcluir
  65. vlw tirei 10 no meu trabalho!
    grata:sarah

    ResponderExcluir
  66. Maintain your desired weight range, but also help stave off additional fats and keep your body and video genesis providing missing nutrients are
    also possible with virtually any food product. For beginners start out
    with the lowest necessary strength, especially initially.
    Makes you go globalThe main advantage of Video Genesis is that the internet has changed radically
    and will continue to change and evolve. Information published in the Archives of Internal Medicine which reviewed more 100, 000 people lose the weight.


    Have a look at my blog post: seo zen bonus

    ResponderExcluir
  67. Muito obrigada eu consegui fazer meu trabalho todo e tirei a nota máxima eu agradeço a ajuda *-* *-*

    ResponderExcluir
  68. Muito obrigada eu consegui fazer meu trabalho todo e tirei a nota máxima eu agradeço a ajuda *-* *-*

    ResponderExcluir
  69. valeu a pena temtar


    love

    ResponderExcluir
  70. achamos muito legal as frases

    ResponderExcluir
  71. orrivel n da pra copíar e colar ruimmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  72. n da para copiar mais foi ben legal tirei 10 na pesquisa :) :) :::) ;) xD

    ResponderExcluir
  73. vamos ver oqe eutiro tomara qe seja um dez ate 8

    ResponderExcluir
  74. muito bom mesmo mesmo Érica e Bárbara vcs me salvaram de fazer um trabalho enorme de geografia sobre as danças e comidas tipicas vlw ai

    ResponderExcluir
  75. muito bom mesmo mesmo Érica e Bárbara vcs me salvaram de fazer um trabalho enorme de geografia sobre as danças e comidas tipicas vlw ai

    ResponderExcluir
  76. haaaa me ajudo pa caraio

    ResponderExcluir
  77. It's truly very complex in this busy life to listen news on TV, thus I only use internet for
    that reason, and obtain the most recent news.

    Take a look at my blog post: Asians Redheads

    ResponderExcluir
  78. It's truly very complex in this busy life to listen news on TV, thus I only use internet for
    that reason, and obtain the most recent news.

    Take a look at my blog post: Asians Redheads

    ResponderExcluir
  79. Me ajudou muito no trabalho de geografia obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou no seu trabalho! Esperamos que você tire 10!

      Beijos!

      Excluir
  80. Maravilhoso, serviu e muito para o meu trabalho de Artes.

    ResponderExcluir
  81. mto bom. me quebrou um galho e tanto..

    ResponderExcluir
  82. Amei essa page, vai me ajudar muito no Trabalho de Educação Física.. Obg!!

    ResponderExcluir
  83. muito bom me ajudou muito no trabalho sobre a região nordeste .valeu

    ResponderExcluir
  84. muito legal , me ajudou muito..... nota 10

    ResponderExcluir
  85. espero que ajude outras pessoas ,assim como me ajudou....

    ResponderExcluir
  86. My brother suggested I might like this web site. He was entirely right.
    This post truly made my day. You can not imagine just how much
    time I had spent for this info! Thanks!

    my homepage ... this hyperlink

    ResponderExcluir
  87. mt obrigado, vai me servir pro trabalho que to fazendo. Abração desde Buenos Aires!

    ResponderExcluir
  88. amei tudo que eu precisava pro meu trabalho, eu moro mesmo na região nordeste

    ResponderExcluir
  89. muito bom agradeço a todos vcs

    ResponderExcluir
  90. ESSA É PRA VC MARILIA KKK

    ResponderExcluir
  91. I was very hesitant about eating supplements,
    yet then I heard the popular TELEVISION Doctor's discuss Garcinia Cambogia.


    Here is my site - garcinia cambogia side effects (trailerparknetwork.com)

    ResponderExcluir
  92. Great article.

    My site - click to read ()

    ResponderExcluir
  93. I'm gone to inform my little brother, that he should also go to see this blog on regular basis to get updated from most up-to-date information.



    Look into my web blog :: home fitness equipment

    ResponderExcluir
  94. QUERO SABER SE O SERTANEJO É TIPICO DA REGÃO NORDESTE

    ResponderExcluir
  95. I rarely leave a response, however after looking at a ton of remarks on "A m�sica e a dan�a na regi�o Nordeste".
    I do have a couple of questions for you if it's okay. Could it be just me or do some of these remarks look like they are left by brain dead folks?
    :-P And, if you are writing at additional social sites, I'd like to keep up with you.

    Could you make a list of every one of all your shared
    sites like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?


    Check out my web-site - sports and games article

    ResponderExcluir
  96. Your means of explaining all in this paragraph is really
    nice, all can effortlessly know it, Thanks a lot.

    my web page :: view publisher site ()

    ResponderExcluir
  97. puxa da hora mesmo valeu muito legal ass; vanessa Alexsandra

    ResponderExcluir
  98. valel ajudo muuuitooooooooo

    ResponderExcluir
  99. Muito boooooooooooooooooom!!! mto foda

    ResponderExcluir
  100. bom de maisssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  101. vlw fez o meu dever inteirinho

    ResponderExcluir
  102. tirei nota MAX no meu dever de ferias vlwzao ;)

    ResponderExcluir
  103. massa adorei deu pra fazer meu trabalho!!!! <3 :)

    ResponderExcluir
  104. nicole arruda de carvalho24 de agosto de 2014 às 14:53

    eu amei adoro tudo isso agora

    ResponderExcluir
  105. amo o Nordeste,amo a Bahia.

    ResponderExcluir
  106. muitooooooooooooooooooooo bommmmmmmmmmmm!!!!!!!!!! adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  107. Tem uma outra danca do nordeste que nao seja forro? Eu acho sim mas nao me lembro e nao sou Brasilero ainda...

    ResponderExcluir
  108. Gostaria de receber cantores / musicos de Forro ou outras músicas Nordestinas na minha Churrascaria/Restaurante em Florianopolis Santa Catarina. É uma Parrilla Argentina com música ao vivo todos os dias! No momento as músicas sao MPB, Zamba, Internacional e as vezes músicos Argentinos e Brasileiros de Tango e Jazz.

    ResponderExcluir
  109. adorei!!!!!!!!!!!!!1
    terminei meu trabalho graças a vc tanks

    ResponderExcluir
  110. muito obrigado !!! agora vou fazer meu trabalho. valeu !!!

    ResponderExcluir
  111. BOM OTIMO ME AJUDOU MUITO NO MEU TRABALHO DO 7°ANO

    ResponderExcluir
  112. Amei gostei muito muito mesmo!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  113. Isso que é musica de verdade
    www.aulacanto.com

    ResponderExcluir
  114. Vamos deixar essa cultura maravilhosas promover nossa paz!
    www.oserlivre.com.br

    ResponderExcluir
  115. Vlw muito bom as respostas

    ResponderExcluir
  116. Que lindo isso, adoro a nossa cultura, sempre bom reler, rever para nunca esquecer!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  117. adorei ficou perfeito para o meu trabalho

    ResponderExcluir
  118. Muito legal, tirei um 10 no meu trabalho.

    ResponderExcluir
  119. nossa me ajudou d+ a terminar meu trabalho

    ResponderExcluir
  120. nossa me ajudou d+ a terminar meu trabalho

    ResponderExcluir
  121. Gostamos muito o seu blog, sempre que pudermos, voltaremos aqui.

    www.aartedenewtonavelino.com

    ResponderExcluir
  122. Adorei seu pra fazer o trabalho 😀😀😀😀estou no sexto ano

    ResponderExcluir
  123. Adorei me ajudou com uma apresentação em grupo, na qual eu era responsável por criar um roteiro e fazer a pesquisa! Muito obrigada

    ResponderExcluir
  124. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.