Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Você sabia?

A maior biblioteca do mundo antigo foi da cidade de Alexandria, nome dado em homenagem a Alexandre, o grande. No seu apogeu, Alexandria chegou a possuir cerca de 700.000 volumes. Alguns deles eram contribuições dos próprios escritores gregos, mas outras obras, mais raras para a época, foram conseguidas de formas mais engenhosas: Ptolomeu II Filadelfo queria adquirir todos os livros do mundo. Para tanto, instituiu uma lei segundo a qual os navios que aportassem na cidade deveriam entregar seus livros para cópia ou tradução, mas, muitas vezes, na hora de devolver os volumes, o soberano mandava a cópia ao invés do original e assim fazia crescer sua coleção. 

Hoje, a biblioteca do Congresso, em Washington, DC, nos Estados Unidos é considerada a maior biblioteca do mundo em espaços de armazenagem e livros, (segundo os livros dos recordes). Ela possui mais de 144 milhões de itens, o que inclui  material em mais de 470 idiomas, livros impressos, manuscritos, material em áudio, mapas e gravuras, dentre outros. Ela possui a maior coleção de livros raros da América do Norte além de constar em seu acervo uma das cópias restantes da Bíblia de Gutenberg.

A biblioteca  foi inaugurada em 24 de abril de 1800, passou por dois incêndios e reconstruída em seguida, é  aberta ao público em geral para pesquisas e visitas.



Um comentário:

  1. eu li em algum lugar q a maior e mais importante do mundo está no Vaticano

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.