Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Incas, Maias e Astecas

Três tesouros da América
Assim como os demais habitantes das Américas na época do descobrimento, os incas, maias e astecas foram, de forma geral, chamados de índios pelos europeus. Apesar de muitas semelhanças, havia diferenças entre eles - como línguas, hábitos e costumes. O que restou de seus templos e outras obras de arquitetura são tesouros que, até hoje, encanta quem visita o México, o Peru e a Guatemala.

Muitas das características que chamam a atenção nessas três civilizações como a construção de grandes cidades, templos majestosos, técnica de irrigar o solo, calendários, escritos, estilos artísticos, deuses e rituais religiosos - já faziam parte da vida de grupos ainda mais antigos.

A serpente feita com fragmentos de pedras é a mais conhecida escultura asteca
Os calendários dos maias e dos astecas, que, baseado na observação das estrelas no céu, eram precisos e usados para informá-lo sobre as datas importantes para a agricultura (tempo de plantio e de colheita), para a religião (datas comemorativas) e para a política (organização e cobrança de impostos). Os calendários também serviam para fazer previsões e ler o destino dos povos e dos previsões.

A Pedra do Sol  é um exemplo de calendário asteca
A escrita é também uma característica marcante dos astecas e dos maias. Os primeiros comunicavam-se por escrito por meio de imagens (escrita pictográfica) e ficaram famosos por seus lindos códices, os manuscritos anteriores ao livro, com desenhos detalhados que dão conta de informar sobre o cotidiano de suas vidas.
Já os maias escreviam por meio de sinais representando ideias, os chamados hieróglifos, que, até hoje, não foram totalmente decifrados.
E os incas? Esse povo não conhecia a escrita, mas chamou a atenção dos espanhóis pela perfeição do sistema de recenseamento desenvolvido para listar a população tributária de seu Império: por meio de cordas e nós coloridos, registravam minuciosamente as pessoas que deveriam pagar impostos.
Os incas também se destacavam pelos caminhos que construíram para ligar seu vasto Império, desenvolvendo, assim, um excelente sistema de comunicações. Esses caminho além de facilitar o ir e vir das pessoas, levando e trazendo informações, tinham postos que servia de albergue e de correios.

Ficheiro:Sunset across Machu Picchu.jpg
Machu Picchu, no Peru, é uma das cidades-fortalezas construídas pelos incas
Os incas e os astecas eram povos guerreiros e com suas vitórias dominaram outros povos com os quais formaram seus impérios que estavam em plena expansão, quando os espanhóis chegaram à América. Os maias embora também participassem de guerras, não chegaram a construir um império com vasto domínio sobre outros povos, mas igualmente se destacavam pela organização de suas cidades-estados, cujo auge foi anterior à chegada dos europeus. Esse fato talvez explique, em parte, a razão pela qual os maias sejam menos conhecidos e estudados que os incas e os astecas.

Os três povos desenvolveram técnicas de irrigação, que tornavam férteis os solos secos e, com isso, aumentavam muito a produção agrícola. A grande quantidade de alimentos facilitou o surgimento de cidades amplas e populosas. Alguns dedicavam-se aos afazeres políticos, religiosos ou guerreiros e constituíram a nobreza encarregada de organizar e controlar o funcionamento dos vastos impérios e cidades. Porém, a maioria da população, no caso dos três povos, era formada por camponeses agricultores.

Uma característica marcante desses povos era a organização  dos trabalhos pelos governantes, que administravam as cidades-estados levando em conta aspectos religiosos, econômico e militares. Tanto para os incas, maias e astecas, quanto para qualquer comunidade indígena, o trabalho, a religião, o lazer, a obediência aos chefes as relações de aliança ou de guerra com os vizinhos são atividades conjuntas que não se separam no dia-a-dia de suas vidas.


El Caracol é o nome do observatório astronômico construído pelos maias
Os três povos eram politeístas e, dentre seus vários deuses, o Sol tinha um lugar muito especial: era ligado às origens de seus mundos e responsável, portanto, por sua continuidade e sobrevivência. Os grandes templos, nos quais se realizavam as cerimônias religiosas e os sacrifícios, demonstram a importância da religião para esses grupos, que, por meio dela, davam sentido às suas vidas sociais e familiares.


Em geral, as esculturas maias tinham caráter religioso. A foto mostra um deus Chac
Os astecas  e os maias ofereciam aos deuses seus prisioneiros de guerra e os incas, de acordo com os pesquisadores, sacrificavam apenas animais.
Incas, maias e astecas foram apenas três dos muitos povos indígenas que habitavam a América. A arte, o esplendor e a sabedoria de suas sociedades deslumbraram os europeus no século XVI, porém não os impediu de destruir esses povos na ânsia de apoderar-se de suas riquezas. Apesar do altíssimo número de mortos e dos prejuízos incalculáveis causados às populações indígenas, sua resistência foi também surpreendente, tanto que, até hoje, assistimos, no México, no Peru e na Guatemala, aos descendentes desses povos afirmando suas origens, orgulhando-se delas e lutando para obter os direitos que lhes cabem.
Fonte: Ciência Hoje

45 comentários:

  1. MTU LEGAL E SERVIL MTU PRO MEU TRABALHO!LAVEU VOU PESQUISAR MAIS AKI!

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos a visita!
    Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. o site e muito bonito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana! Agradecemos seu comentário!!!

      Excluir
    2. Nossa que ajuda que eu tive me ajudou na lição de artes

      Excluir
    3. Nossa que ajuda que eu tive me ajudou na lição de artes

      Excluir
    4. muito massa mi ajudo pra pega no trabalho de geografia.

      Excluir
  4. maneiro gostei muito desse site
    e me ajudou muito no meu dever
    um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Agradecemos sua visita. Volte sempre. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Que surpresa e quanta alegria saber que jovens se interessam por cultura e história, nem tudo está perdido, né?
    Bem esclarecedor este texto, gostei!
    Deus abençoe...

    ResponderExcluir
  7. Que bom que você gostou desse texto! Nosso blog é uma forma que encontramos para divulgar e preservar a arte, a cultura e a espiritualidade!

    ResponderExcluir
  8. acho que este texto esta bom be mais.parabénssssssssssss....nayara lopes

    ResponderExcluir
  9. MUITO LEGAL ADOREI ESSE SITE MUITO BOM PARABENS.............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FOI MUITO BOM PARA MINHA TAREFA............vcs SÂO ÒTIMOS

      Excluir
  10. u.u valeeeeu, minha pesuisa ta completa !

    ResponderExcluir
  11. help-me very...thank you ... kiss

    ResponderExcluir
  12. que lindo este trabalho muito obrigado, isso me ajudou demais

    ResponderExcluir
  13. que lindo este trabalho muito obrigado, isso me ajudou demais

    ResponderExcluir
  14. Poderia postar agora sobre a sociedade remanescente de cada um ne !

    ResponderExcluir
  15. Olá Marjorie. Tudo bem?
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  16. Gostei mto desse saite me ajudou no meu trabalho obg! mil beijos

    ResponderExcluir
  17. gostei muito desse blog, muito interessante, vocês são de qual religião?

    ResponderExcluir
  18. muito legal este blog,ele nao é´igal muitos q falam,falam e falam mas nao falam nada,ele explica com poucas palavras mas de um jeito q vc viaja ao longo da hitoria e aprende muito.E alem disso me ajudou na pesquisa da escola.Parabens a vcs duas vcs merecem continuem investindo no conhecimento e cultura q vcs iram longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos o apoio!!! Pena que deixou em anônimo.
      Abraços!

      Excluir
  19. Ola tudo bem meninas,quero parabenizar a vcs,pelo blog...Muito bom,que deus te ilumine vcs mais e mais...


    Grata
    Aniinha
    anacarolina201138@hotmail.com msn.face.orkut

    ResponderExcluir
  20. precisa de ser mais separado os povos!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente com o seu conentario. os tres povos estao juntos seria melhor se tivesse uma parte para cada povo!!!!!!!!!!!!! mas valeu>!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  21. adorei me ajudou muito na licao de hostoria

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Piettra! Agradecemos o seu comentário! É muito bom saber o que os leitores acham dos nossos post! Beijos!

      Excluir
  23. legal me ajudou muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo no meu trabalho de artes...

    ResponderExcluir
  24. nossa nem imaginava tudo isso...

    ResponderExcluir
  25. qual seria a aparência física desses povos? Ñ ficou nenhuma gravação em algum lugar q possamos saber se eram de peles claras, ou escuras, se eram altos ou baixos, se eram feios ou bonitos!

    ResponderExcluir
  26. Até que em fim encontrei um site interessante, já li vários porém não encontrei o que eu queria, mas esse, ah esse sim tem o que eu preciso.. meus parabéns o site de vcs é magnifico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que gostou do blog, Amanda.Volte sempre, tá? Bjus!

      Excluir
  27. Muito interessante esse blog, gostei da historia dos incas, maias e astecas vai me ajudar com o trabalho de arte. obrigada meninas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.