Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Machado de Assis



Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, palco da maioria das suas obras. Mulato, teve uma infância pobre. Na adolescência empregou-se como tipógrafo na Imprensa Oficial. Foi autodidata e publicou seu primeiro livro aos vinte e seis anos. Casou-se com a portuguesa Carolina de Novaes, com quem viveu durante 35 anos; não tiveram filhos. Machado de Assis foi funcionário público, jornalista e , como escritor já celebrizado, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Romancista, cronista, poeta e teatrólogo, Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, no morro do Livramento.

A falta de recursos impediu que realizasse estudos regulares, frequentando apenas o primário em uma escola de São Cristóvão. Aos 16 anos de idade, deu início à sua carreira literária, publicando o poema "Ela" na "Marmota Fluminense", da qual se tornou colaborador regular. A partir daí, passou a escrever também para o "Diário do Rio de Janeiro", a "Semana Ilustrada" e outros. Em 1869, casou-se com Carolina Augusta Xavier de Novais, com quem viveu durante 35 anos; não tiveram filhos.

A carreira literária de Machado de Assis se firmou graças a seus contos e romances, dotados de uma aguda ironia e uma visão pessimista da existência. Suas obras, como "Helena", "A Mão e a Luva", "Esaú e Jacó", "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", tornaram-se marcos da literatura brasileira. Paralelamente à sua carreira literária, Machado de Assis ocupou diversos cargos enquanto funcionário público, chegando, entre outras coisas, ao posto de diretor-geral do Ministério da Viação. Foi também um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, em 1896.

Machado de Assis faleceu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro, quase cego e muito doente, prostrado pela perda da esposa, que morreu em 1904.

A obra literária de Machado de Assis é bastante grande e compreende a poesia, a crônica, o conto, o teatro e o romance. Sua obra mais importante é dividida em duas partes, a romântica e a realista.


Um comentário:

  1. Olá, Érika e Bárbara!

    Foi uma grande satisfação conhecê-las hoje no Espaço Banco do Nordeste e compartilhar um pouco de boa música e rock com vocês duas! Sou o Francisco Holanda, seminarista religioso que adorou conhecer, também, esse espaço bonito e muito sortido de cultura e literatura.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.