Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

domingo, 30 de janeiro de 2011

SINAIS DE ESTAGNAÇÃO NOS SEMÁFOROS BRASILEIROS


Passando pelas ruas de nossa bela cidade, muitas imagens saltam aos olhos. Carros reluzentes, lindas mulheres, belas praias, a tecnologia cada vez mais presente nos semáforos e avenidas. No sinal, o jornaleiro mais esperto anuncia a manchete do jornal com as veias saltando ao pescoço. Um garoto se aproxima e pede um trocado ao “tio”, com o desejo de ajudar mamãe, comprar um picolé ou um pouco de cola que o ajude a atenuar a dor que corrói suas esperanças.

Olho para o menino de alto a baixo: pés descalços, camisa suja, calçãozinho desfiado. Estaco minha vista, ali entre as sobrancelhas, onde dizem se localizar a consciência superior. Um manancial de riquezas quase sem limites dormitando atrás de uma cabecinha negra, provavelmente empestada de piolhos. Paralisada, ela se extravia e se perde nas imagens que é capaz de criar. Ilusões de um menino que ainda sonha com fadas, bichos falantes, dinheiro caindo do céu, pedras transformadas em pão. Estagnada, mal desenvolveu a capacidade da fala e da expressão. Nunca irá além, se não lhe for dada a oportunidade de sonhar imagens de auto-desenvolvimento, capacidade criativa, relacionamentos equilibrados e estáveis com os semelhantes.

O sinal abre e, junto com o automóvel, meu pensamento decola abismado numa dolorosa lógica. Pergunto a mim qual é a diferença entre nós. Primeiro penso se meu coração bate melhor. A resposta é não. Penso se o meu fígado, estômago e rins operam melhor. Mas uma vez a negativa clara. Penso se tenho maior capacidade auditiva ou visual. Lembro da miopia e percebo-o até mais privilegiado. Tento enquadrar agora minhas roupas, carro e os lugares freqüentados. Lembro imediatamente do último rico suicida e mais uma vez não encontro resposta satisfatória. Um pouco acima dos olhos percebo uma diferença aparente: uma mente treinada; acostumada aos devaneios intelectuais típicos de um adulto moderno; habitado às letras e aos números. A diferença não é mais que aparente mesmo. Ali, entre aquelas sobrancelhas, potencialmente encontra-se um pintor, um industrial, um engenheiro, um médico ou um sacerdote. Poderia ser um Eisntein, um Pascal, um Gandhi, um Betinho ou mesmo um homem comum, como eu, vivendo uma vida digna, produtiva e honesta.

O estômago pede um trocadinho, mas a mente suplica conhecimento, saber. A sociedade não considera aceitável simplesmente dar-lhe o pão. Ao mesmo tempo, nega-lhe o mais essencial: o acesso ao conhecimento, à sabedoria, à capacidade de auto-sustentação e auto-discernimento. Criminosamente, cortam-lhe o acesso à fonte de prosperidade, da riqueza e da auto-realização.

Pobre sociedade, esta que ignora a necessidade do desenvolvimento humano em prol de realizações imediatas e visíveis. No afã por conquistas e celebrações, muito valoriza construção de aeroportos, estradas, siderúrgicas, portos e refinarias, sujeitos ao desgaste, à ferrugem e à obsolescência tecnológica. Renega ao último plano o desenvolvimento intelectual dos seus patrícios. Supõem que o veio de riqueza gerado por infra-estruturas  comercias e industriais é capaz de suprir as necessidades básicas de milhares de pessoas, quando essas  é que deveriam, com o despertar de seus potenciais, direcionar a criação e multiplicação dos fatores de riqueza. Implicitamente, negam os lucros e dividendos do investimento humano, por sua natureza flexíveis, mutáveis, evolvíveis e de grande duração.

A capacidade de geração de empregos e riqueza de nosso país sofre com o avanço tecnológico de outras nações que, verdadeiramente, valorizam o ser humano e o conhecimento. Lá, sobra prosperidade. Aqui, a ignorância, a miséria e a fome. Enquanto isso, as elites dirigentes que tanto valorizam as riquezas visíveis obrigam-se a ceder os espaços tão ciosamente defendidos. Negado a distribuição de conhecimento e sabedoria entre seus compatriotas, vão perdendo para os estrangeiros mais instruídos. Enquanto as empresas são adquiridas por forasteiros espertos, nossa cultura é afetada pela invasão silenciosa dos valores, costumes e capitais externos. Se antes eram necessárias armas e canhões, hoje tomam o poder pela apelação da música, do cinema e da atraente tecnologia. Ignominiosa contradição: os inteligentes e sábios do poder, mais interessados em preservar seus próprios negócios, acabam perdendo o que defendiam com tanto ardor e diligência.

A abertura do sinal evocou em mim a imagem de outro menininho. Com uma cesta de ovos em cada mão, bate de porta em porta, ouvindo nãos e mais nãos e á singela oferta da necessidade básica. Em outros dias carrega legumes e verduras pelas ruas esburacadas do subúrbio, contando com as sobras para ajudar no almoço de casa. Neguei ali a moedinha  tão desejada, na esperança de que o mesmo rancor saudável pudesse acionar a centelha de auto-desafio que, todos os tempos e em todos os povos, sempre operou grandes milagres de regeneração, prosperidade e crescimento.

Arnóbio Albuquerque, nosso irmão,
graduado em engenharia elétrica, 
mestre em educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.