Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Posição correta ao sentar à frente do computador






Desvios posturais, tendinites, problemas de vista, dores no corpo, etc.

Agora mesmo, você está sentado corretamente? Para os profissionais de escritório ou simplesmente usuários caseiros, a posição errada ao sentar e passar horas em frente ao computador (crianças e adolescentes principalmente) é, a longo prazo, uma possível tendência a adquirir diversos problemas crônicos como os citados acima. Vale prestar mais cuidado com a maneira de sentar quando usufruir desta invenção tão pesente no mundo moderno!


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CONHECENDO FORTALEZA

A história de Fortaleza está ligada à construção de um monumento de resistência e força, o Forte Schoonenborch. Erguido pelo holandês Mathias Beck, em 1649, o forte foi o marco da disputa pelo território cearense entre portugueses e holandeses. 
Com a vitória dos portugueses, sob o comando de Álvaro de Azevedo Barreto, ganhou o nome de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, de onde se origina o nome da cidade.
Sob o regime da Coroa Portuguesa, o antigo povoado que nasceu à voltada edificação deu lugar à vila e, mais tarde, à cidade que se tornaria a capital do Ceará.
 Bonita e sedutora, Fortaleza detém a atenção de todos que a visitam, turista de todo mundo, numa mistura de nacionalidades, cores e idiomas rendem-se à sua forte sedução. 
Bem-vindo a Fortaleza, a capital da terra da luz. Além do sol que nos prestigia o ano inteiro; as belas praias, a saborosa culinária, o rico artesanato, a hospitalidade do povo e a riqueza histórica são convites para conhecer e permanecer em Fortaleza. 


Conheça os pontos turísticos que revelam a história dessa maravilhosa cidade!


ESTÁTUA DE IRACEMA
Conheça as estátuas em homenagem à Iracema, legendária protagonista de um dos mais famosos romances alencarianos. 


 Praia do Mucuripe


 O arco de Iracema, na praia de Iracema

A virgem tomando banho na lagoa de Messejana


FAROL DO MUCURIPE
Monumento  que relembra os tempos de colonização e que tem como atração o Museu do Jangadeiro. O velho farol foi uma homenagem à Princesa Isabel e sua construção data do ano de 1884, pelos escravos, e seu estilo arquitetônico é  predominantemente barroco.


ÁREAS VERDES/PÓLOS DE LAZER

PARQUE DO COCÓ
O Parque do Cocó é uma área de conservação, um parque estadual da vida natural localizado no meio da cidade. A infra-estrutura de lazer inclui quadas esportivas, pista de cooper, anfiteatro e lanchonetes.Tem esse nome devido ao rio que forma o bioma de mangue, o rio Cocó. Localiza-se entre a Av. Engº Santana Júnior e a Rua Andrade Furtado, abrangendo vários bairros da região sul da cidade.


                            
PARQUE ADAHIL BARRETO
O Parque Adahil Barreto, integrado ao Cocó, é outro pólo de lazer importante. Possui playgrounds, restaurantes, pista de cooper, trenzinho infantil, local para concursos de cães de raça e extensas áreas verdes. Há serviços de passeios de barco no rio. Fica no bairro Dionísio Torres, com acesso pela Av. Pontes Vieira, próximo à Assembléia Legislativa.





CASA JOSÉ DE ALENCAR
Na casa que resistiu ao tempo não há móveis ou qualquer outra lembrança da família, o que restou se encontra no museu contíguo. Ali também se encontra a Biblioteca Braga Montenegro, a Pinacoteca Floriano Teixeira, e o Museu Antropológico Arthur Ramos com 3.500 peças. Naquele sítio ainda podem ver-se as ruínas das fundações das casas grande e de farinha e do primeiro engenho a vapor do estado, de origem francesa.
Com o final da restauração da casa e reformas nos demais equipamentos do sítio, a UFC reabriu a Casa de José de Alencar à visitação de segunda a sexta-feira no horário comercial e aos sábados pela manhã. Visitar o sítio é viajar ao passado, programa para cearenses e turistas.

Endereço: Avenida Washington Soares, 6055 - Alagadiço Novo
Telefone: 3229-1898



                                     MERCADO CENTRAL
É o mais importante centro comercial de artesanato da cidade, possuindo mais de 600 boxes. Oferece uma grande variedade de produtos regionais como: castanha e doce de cajú, doce de buriti, rapadura, tapioca, entre outros produtos artesanais. 

Ponto de vendas do artesanato cearense.
O mais importante centro de vendas de artesanato


AVENIDA MONSENHOR TABOSA
Compreende larga avenida com variados e movimentado comércio de produtos regionais além de  produtos regionais além de lojas e boutiques com a moda praia e de confecção, calçados e acessórios, moda íntima, cama, mesa e banho. É sem dúvida um shopping ao ar livre com o que há de melhor na  indústria cearense de um modo geral.


PAÇO MUNICIPAL
Construído no século passado, o prédio abriga hoje a secretaria de Cultura de Fortaleza. Por muitos anos foi a sede do governo municipal e ostenta ainda  hoje a beleza  do Bosque Dom Delgado, área verde  que concentra o riacho Pajeú e antigas e frondosas árvores. Antigamente era sede do arcebispo e é hoje o Palácio João Brígido.

FORTE SCHOONENBORC
Hoje Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, onde funciona a Décima Região Militar. Sua construção iniciou-se em 1812 e ficou concluído em 1825. Construído por Silva Paulet por ocasião da visita de Matias Beck. Marco do início da capital cearense.



Endereço: Avenida Alberto Nepomuceno, 250 - Centro, Telefone: 3254-1231 


CATEDRAL METROPOLITANA DE FORTALEZA
Com estilo gótico-romano, a Catedral Metropolitana de Fortaleza foi construída no lugar da Antiga Igreja da Sé. A construção teve início no ano de 1938, mas a inauguração só aconteceu em 1978. Abrigando até 5 mil pessoas, o local oferece missas aos domingos, a partir das 10h, 12h e 18h30


IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Construída por escravos, no séc. XVIII, que utilizavam como local de orações e lamentos, hoje é uma referência do negro na história do Ceará, estado pioneiro na libertação dos escravos no Brasil. 
Localizada na Praça General Tibúrcio, também conhecida Praça dos Leões, Centro.


PASSEIO PÚBLICO
Pode ser chamado também de Praça dos Mártires, a mais antiga Praça de Fortaleza, que, em 1825, foi palco de fuzilamento dos heróis da Confederação do Equador. Localizada no centro da cidade, fica próxima do prédio da antiga cadeia pública, hoje ENCETUR, e ao lado do Forte de Nossa Senhora da Assunção.


CENTRO DE TURISMO
Antiga Cadeia Pública, com centenas de lojas vendendo os mais variados tipos de artesanato. As grossas paredes e o estilo arquitetônico do velho prédio de muitas histórias, faz da visita do turista uma volta ao passado.

Endereço: Rua Senador Pompeu, 350 - Fortaleza - CE, 60025-000
 Telefone: 3101-5508 


PRAÇA DA SÉ
Seu nome verdadeiro é Praça Dom Pedro II, mas por ser toda ocupada com a construção da Catedral de Fortaleza, é conhecida popularmente como Praça da Sé. É um marco do centro de Fortaleza.




PONTE DOS INGLESES
Na falta de um porto próximo a Fortaleza, as pontes Metálica e dos Ingleses tornaram-se os pontos de embarque e desembarque de mercadorias e passageiros até a construção do Porto do Mucuripe, na década de 60. 
A verdadeira Ponte Metálica é a que fica mais a oeste, sendo que a mais próxima dos bares é a Ponte dos Ingleses, mais tarde um ponto de referência para a boemia da cidade, que não dispensava o espetacular pôr-do-sol na Ponte.
A Ponte dos Ingleses conta hoje  com restaurante, quiosques com lanches e artesanatos, sala de exposições e uma torre para observação de golfinhos. Mar a dentro, a Ponte proporciona o melhor contato com a natureza em pleno coração urbano.


Endereço: Praia de Iracema
Ônibus de acesso: Grande Circular I e II, Circular I e II e Top Bus
Distâncias: Beira Mar: 1 km
Centro: 2 km
Bairro: Centro 


MUSEU DO CEARÁ
Tem suas peças organizadas por módulos numa  museologia museográfica, a fim de atender melhor a população. O primeiro módulo tem como tema o processo de ocupação do espaço cearense em 3 momentos distintos: os fósseis do pleistoceno; o índio e seu cotidiano através do lazer, cultura, trabalho e festas; e o processo de ocupação pelos conquistadores. 
As peças históricas e antropológicas são divididas nas salas que levam  os nomes de: Cidade, Abolição, Capistrano de Abreu, Armas, Eusébio de Sousa, Pompeu Sobrinho, Sala Instituto do Ceará e sala Barão de Studart. Situado no Palácio Senador Alencar.

         

Endereço: Rua S. Paulo, 51 - Centro
Telefone:  3101-2606 


PRAÇA DO FERREIRA
É o “coração” de Fortaleza. Já foi o principal ponto de encontro da capital, palco do movimento literário “Padaria Espiritual”, em 1892. Recentemente, foi reformada passando a contar com coluna da hora e novos jardins numa reconstituição da sua arquitetura original.
Seu nome é referência ao Boticário Ferreira que em 1871, enquanto presidente da câmara municipal, fez uma reforma na área e urbanizou o espaço. Desde 2001, após pesquisa popular, a praça do Ferreira foi oficialmente declarada Marco Histórico e Patrimonial de Fortaleza pela lei municipal 8605 de 20 de dezembro de 2001. 




TEATRO JOSÉ DE ALENCAR
O teatro é uma das mais notáveis obras caracterizadas por apresentar fachada interna em estrutura metálica e estilo coríntio, importadas da Escócia. O corpo do teatro é todo feito em ferro, aço e ferro fundido, com três pavimentos, além do térreo, onde ficam as frisas, camarotes e torrinha, tendo ainda cadeiras, balcão nobre e elegantes escadarias.
A sala de espetáculos comporta 764 lugares. Deve-se ressaltar o belo painel sobre a boca de cena, com pinturas de alto relevo de Rodolfo Amoedo, que retrata aspectos alusivos à mitologia grega e à obra de José de Alencar, bem como o fato de todos os camarotes levarem os nomes das grandes obras desse imortal escritor cearense. 
Em 1974 foi construído na parte leste do edifício um jardim lateral, projetado pelo paisagista Roberto Burle Max e reformulado pelo mesmo na reforma de 1989/91. Em 1991, o teatro passou por um novo processo de restauração, quando ganhou um sistema de climatização artificial. Levando em consideração a imensa riqueza artística do nosso teatro e a sua importância para a nossa cultura, foi ele tombado à condição de Monumento Nacional pelo IPHAN em 10 de agosto de 1964. Constitui um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Brasil.


Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 - Centro
Telefone: 3101-2583 


PRAÇA GENERAL TIBÚRCIO
Também conhecida como Praça dos Leões foi construída em 1877, seu nome homenageia um general cearense que participou da Guerra do Paraguai. Destaque para as estátuas de leões de bronze, trazidas de Paris no começo de século. Localizada no Centro, entre as ruas Sena Madureira, General Bezerril, São Paulo e Guilherme Rocha, forma importante conjunto arquitetônico com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Palácio da Luz e a antiga Assembléia Provincial. 

General Tibúrcio


Rachel de Queiroz


MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
O Museu da Imagem e do Som foi inaugurado em 1980 e instalado no subsolo do prédio da Biblioteca Pública Estadual. Passados alguns anos o MIS deixou o antigo Departamento de Patrimônio de Bibliografia, passando a pertencer ao Departamento de Audiovisual. Neste processo teve seu acervo ampliado, posto que recebeu os equipamentos, documentos, fotos, cromos, fitas de áudio e cordel do extinto Centro de Referência Cultural (CERES), além de uma coleção de filmes da TV Educativa.
Foi reinaugurado no dia 7 de agosto de 1996 em sua atual sede, à Av. Barão de Studart, 410, um dos pontos mais tradicionais de Fortaleza. A casa que hoje abriga o MIS foi projetada pelo arquiteto José Barros Maia, (Mainha) para ser residência do Senador Fausto Augusto Borges Cabral, sendo inaugurada em novembro de 1951.
Em 1963, por determinação do Governador Virgílio Távora, passou a ser residência oficial e sede do Governo do Estado, função que ocupou até 1971. Desapropriada pelo Governo Estadual, foi feita sede do Museu Antropológico do Ceará, que ali funcionou até marca registrada deste prédio histórico que hoje abriga o MIS. 
Além da arquitetura sóbria e harmoniosa, com jardins e flores, a casa conta com a proteção de dois leões de porcelana vindos da cidade do Porto.  
Endereço: Avenida Br Studart, 410 - AldeotaTelefone: 3101-1200 


PRAÇA DA ESTAÇÃO
Atrás do Centro de Turismo (ENCETUR) está a Praça Castro Carreiro, também conhecida como Praça da Estação, por causa do terminal ferroviário. Criada para permitir a ligação entre Fortaleza e as cidades de Pacatuba (a 30km) e Baturité, a serra do mesmo nome, a estrada de ferro teve o primeiro trecho inaugurado em 1873. O prédio sede da estação, porém, erguido com mão-de-obra dos retirantes chegados a Fortaleza com a seca de 1877, só ficou pronto em 1880. A construção é tombada pelo IPHAN e mantém a fachada praticamente inalterada.



 PALACETE CEARÁ
Inaugurado em 1914, figura como símbolo de um período de grandes transformações na fisionomia da cidade. Foi, durante muito tempo, ponto de encontro da sociedade fortalezense, tendo obrigado, entre os anos 20 e 40, o famoso Club Iracema. Suas linhas revelam elementos inerentes ao ecletismo arquitetônico, com predominância do neobarroco. Hoje pertence à Caixa Econômica Federal.


PRAIAS DE FORTALEZA 


PRAIA DO FUTURO 
Forró, seresta e caranguejo fazem o novo modismo dos fortalezenses que descobriram uma nova atração na noite: as barracas da Praia do Futuro.


PRAIA DE IRACEMA
Iracema tem muitos restaurantes, com cozinhas diversificadas. É uma praia não apropriada para o banho de mar. É um lugar muito frequentado, porque tem diversos bares, restaurantes e muita vida noturna. 


BARRA DO CEARÁ
Marco inicial da colonização da cidade tem como característica a desembocadura do rio Ceará. É da Barra que podemos desfrutar o mais bonito pôr do sol de toda Fortaleza.É interessante visitar as ruínas de um forte antigo. 
.

PRAIA DO MUCURIPE 
É uma praia em forma de enseada, com areias brancas e águas tranquilas. Na ponta da praia, se encontra o Farol do Mucuripe (1846). 


PRAIA DO MEIRELES 
É uma praia ideal para a prática de esportes e caminhadas. É um lugar com muitos bares e restaurantes. 

Jardim Japonês 
Localizado na antiga Praça da Independência que também era conhecida como Granvile. A praça fica na Avenida Beira mar. Ocupa uma érea de 1.900 metros quadrados com nascentes d'água e lagos.
 

 

 
Inaugurado em 11 de abril de 2011.

Fortaleza, belos cenários que merecem ser admirados!